Ouvindo...

Chuvas animam cafeicultores: floração do arábica é crucial para safra 2026/27

Precipitação em meados de setembro trouxe alívio e otimismo no setor do café

Safra 2026/27 é aguardada com grande expectativa pelo mercado global

As chuvas registradas em meados de setembro trouxeram um alívio e otimismo aos cafeicultores brasileiros, sinalizando um bom início para o desenvolvimento da safra 2026/27. O foco dos produtores agora se volta para a fase crucial da florada nas lavouras de café arábica na região Sudeste do Brasil.

De acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), alguns talhões já apresentaram o início da floração no final de setembro, mas a expectativa é que a maior parte das lavouras floresça nestes primeiros dias de outubro. Nas regiões irrigadas, o cenário é ainda mais favorável, com colaboradores do Cepea relatando uma florada significativa, o que indica um bom potencial de produção para o próximo ciclo.

Nas áreas de sequeiro, no entanto, a floração está um pouco mais atrasada. Diante disso, a persistência das chuvas neste momento é fundamental para o sucesso da safra. Isso evitaria o abortamento das flores que já abriram e garantiria o desenvolvimento adequado da produção.

A safra 2026/27 é aguardada com grande expectativa pelo mercado global. Pesquisadores do Cepea destacam que ela é vista como a principal alternativa para melhorar os estoques mundiais de café, já que a temporada 2025/26 ficou abaixo das projeções no beneficiamento dos lotes. Qualquer sinal de redução no potencial da próxima safra gera grande insegurança e intensifica a atual volatilidade do mercado.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde