Ouvindo...

Agricultores de MG recebem segunda etapa da entrega de agrosilício realizada pela Emater-MG

Meta estimada para 2025 foi superada com a entrega de mais de 10 mil toneladas do insumo distribuídos

Foi finalizada a segunda etapa da entrega do fertilizante/corretivo de solo agrosilício. A ação faz parte do Programa de Doação de Fertilizante, realizado pela Emater-MG desde 2024. A distribuição para os 109 municípios mineiros aconteceu entre os meses de fevereiro a junho deste ano.

Segundo o coordenador técnico Estadual de Culturas, Sérgio Brás Regina, a doação superou a quantidade estabelecida. “Conseguimos distribuir 11.769 toneladas e a meta era de 10 mil, desta forma ampliamos o alcance da iniciativa, reforçando o compromisso com o fortalecimento da agricultura sustentável e o uso eficiente de insumos no campo”.

Dezesseis agricultores do assentamento Maria da Penha, no município de Mathias Lobato, no Vale do Rio Doce, estão recebendo o agrosilício pela primeira vez. Segundo o extensionista da Emater-MG, Amarildo Mafalda, a expectativa é que o uso traga uma melhoria no solo, aumento na produtividade e na qualidade da produção das hortaliças, dos pomares e das lavouras de milho, feijão e mandioca. A parceria com a prefeitura foi importante para a distribuição de 26 toneladas do fertilizante/corretivo.

O coordenador técnico regional, Walfrido Machado Albernaz, relata que nos arredores de Sete Lagoas, região Central de Minas, 90 agricultores foram beneficiados este ano e 150, em 2024.

Uma delas é Claudenice da Costa Silva. Ela comemora as melhorias que obteve na lavoura de olerícolas. “Tudo o que eu plantava não dava certo, o agrosilício melhorou minha vida, minha produção. Estou usando menos adubo, foi uma benção, um milagre”.

Programa de Doação de Fertilizante

Lançado em 2024, o Programa de Doação de Fertilizantes é executado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Emater-MG e a Harsco Environmental, instituição que realiza a doação do insumo às prefeituras. Os trabalhos têm como objetivo melhorar a qualidade do solo, aumentar a produtividade das lavouras e promover a sustentabilidade na agricultura

Por uma questão de logística, as cidades atendidas devem estar situadas num raio de até 300 km do município de Timóteo, onde as prefeituras retiram o fertilizante/corretivo para distribuir aos agricultores.

As equipes da Emater-MG são responsáveis pelo acompanhamento técnico de todo o processo, que é iniciado com a análise de solo e também auxilia na distribuição.

Leia também

No ano passado, cerca de cinco mil toneladas foram distribuídas para 90 municípios, beneficiando mais de mil produtores e para 2026 a expectativa é de superar novamente a meta.

O agrosilício

O coordenador técnico regional da Emater-MG, Wagner Santos Fanni, explica que o agrosilício é um fertilizante multifuncional composto por silicato de cálcio, silício e macronutrientes, produzido a partir de subprodutos da indústria do aço. Utilizado para melhorar a nutrição das plantas, pode ser aplicado em culturas como café, hortaliças, frutas e até na agricultura orgânica.

Além de fertilizante, o insumo atua como corretivo do solo, diminuindo a acidez, além de potencializar a absorção de nutrientes e contribuir para a sustentabilidade, devido à baixa emissão de carbono.

Wagner Santos destaca que o fertilizante/corretivo traz benefícios não apenas para o meio ambiente, mas também para os agricultores que fornecem alimentos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). “Com o aumento da produção, os agricultores conseguem melhorar a renda, contribuindo ainda com a segurança alimentar e para a qualidade dos alimentos servidos aos alunos”.

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.