A Exposoja 2025, maior feira do agronegócio no Piauí, começou nesta terça (6) e segue até a sexta-feira (9). Crédito rural, gestão familiar, sustentabilidade e protagonismo feminino são alguns dos temas debatidos. De acordo com a organização da feira, a expectativa é de que mais de 10 mil pessoas passem pelo local. Ano passado o volume de negócios chegou aos R$ 800 milhões.
O evento reúne especialistas e lideranças do setor de
Na avaliação do presidente da Aprosoja, Janailton Fritzen, a sétima edição da Feira será a mais tecnológica. “A Exposoja é mais uma prova do pioneirismo dos nossos produtores. Ela foi a primeira grande feira do setor, idealizada pelos produtores da Nova Santa Rosa que sempre enxergam longe e acreditaram no potencial do Piauí”, afirma.
Este ano, os painéis, palestras e atividades voltadas para a valorização do campo trazem temas que vão de soluções financeiras à sustentabilidade, passando pela participação ativa das mulheres e a sucessão nas empresas rurais.
Programação
A programação da feira conta com diversas palestras. Na quarta-feira (7), o evento dedicou a manhã ao protagonismo feminino no setor. O Café Mulheres do Agro abriu espaço para trocas com temas como: “Gestão de Pessoas e Responsabilidade Social”, “Mulheres extraordinárias” e “Legado e eficiência no campo”.
Já os temas técnicos e estratégicos estão espalhados ao longo da semana. Entre as palestras estão: “Manejo de ervas daninhas” com o pesquisador Edson Mattos (UNESP); “Avaliação de fertilidade do solo” com o professor Julian Lacerda (UFPI); e “Gestão da continuidade” com consultores da Safras & Cifras.
A programação inclui ainda a visita do governador do Piauí, Rafael Fonteles, no dia 8. Nomes como Maurício Buffon, presidente da Aprosoja Brasil, também marcam presença.
Além das palestras, a feira reserva momentos para o público jovem e familiar com atividades diárias com passeio a cavalo para crianças, das 16h às 18h e Painel da Ezootec Jr., com jovens empreendedores da zootecnia.