Ouvindo...

Oficina ensina a transformar resíduos orgânicos em compostos agrícolas

Oficina será dia 9 de agosto, no Pátio de Compostagem da Associação dos Pequenos Agricultores da Comunidade Laranjeiras, no Maranhão

Evento pretende apresentar os procedimentos corretos para o preparo de compostos orgânicos

Agricultores familiares, estudantes do ensino médio e universitários do Maranhão terão a oportunidade de participar da Oficina sobre Compostagem de Resíduos Orgânicos, que ensinará como transformar esses resíduos em composto para uso agrícola. A oficina acontece neste sábado (9) será das 8h às 12h, no Pátio de Compostagem da Associação dos Pequenos Agricultores da Comunidade Laranjeiras, localizada na Gleba Tibiri-Pedrinhas, em São Luís, no Maranhão.

O evento pretende apresentar os procedimentos corretos para o preparo de compostos orgânicos, destacando os cuidados essenciais durante o processo de compostagem. Segundo o pesquisador Antônio Carlos Reis de Freitas, da Embrapa Maranhão, e responsável por conduzir a oficina, os alunos poderão colocar a mão na massa e aprender fazendo.

“Já iniciamos a preparação dos materiais por meio da trituração dos resíduos e, no sábado, nós iremos apresentar como é que se deve preparar as leiras para a produção dos compostos e explicar os principais cuidados a serem adotados no processo de compostagem”, explica o pesquisador.

Fruto de uma parceria entre a Embrapa Maranhão e a Associação dos Pequenos Agricultores da Comunidade Laranjeiras, a oficina faz parte da atividade de pesquisa “Desenvolvimento de substratos para mudas elaborados com compostos orgânicos da mistura de resíduos da agroindústria do açaí com esterco bovino”, que é parte do projeto “Desenvolvimento de fertilizantes e de substratos a partir de esterco de aves, biomassa de adubo verde e outros resíduos de composição orgânica” liderado pela Embrapa Agrobiologia.

A comunidade de Laranjeiras já tem a prática de atividades com adubação orgânica e, por meio da parceria com a Embrapa Maranhão, pretende ampliar os conhecimentos na área.

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.