Negócios com algodão em pluma foram lentos em janeiro, aponta Cepea

Apesar do ritmo travado, preço médio mensal registra alta no mercado interno

Cotações da pluma apresentaram momentos de enfraquecimento

O ritmo de negócios envolvendo algodão em pluma foi lento ao longo de janeiro, segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O cenário esteve ligado à retomada gradual das atividades no início do ano e ao desacordo entre compradores e vendedores ativos em relação aos preços.

Pesquisadores do Cepea indicam que produtores estiveram atentos à semeadura e ao desenvolvimento das lavouras da temporada 2025/26, o que reduziu a disposição para vendas. Já do lado do comprador, as indústrias priorizaram o uso de estoques próprios e de volumes previamente programados, mantendo cautela nas aquisições.

Em relação aos preços, as cotações da pluma apresentaram momentos de enfraquecimento ao longo do mês, acompanhando a retração dos valores no mercado internacional. Ainda assim, em boa parte de janeiro, os preços domésticos reagiram, sustentados pela postura firme dos vendedores.

Com esse movimento, o Indicador CEPEA/ESALQ, com pagamento em oito dias, registrou média de R$ 3,5101 por libra-peso em janeiro, valor 1,08% superior ao observado em dezembro de 2025.

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Ouvindo...