O Indicador do
Segundo o Centro de Pesquisas, a liquidez foi baixa no período, já que os compradores priorizaram o consumo de estoques adquiridos antecipadamente e realizaram novas aquisições apenas de forma pontual. Do lado da oferta, parte dos produtores mostrou maior flexibilidade nos preços, motivada pelo receio de novas desvalorizações e pela necessidade de liberação de armazéns.
Tradicionalmente, a colheita da soja e o aumento da demanda por fretes para a oleaginosa costumam dar sustentação aos preços do milho nas primeiras semanas do ano. No entanto, em 2026, esse movimento não foi suficiente para impulsionar as cotações.
Um dos principais fatores que têm limitado reações nos preços é o elevado volume de estoques de milho. A estimativa é de 12 milhões de toneladas neste início de temporada, bem acima dos 1,8 milhão de toneladas registrados em 2025 e também superior à média das últimas cinco safras, de 9,2 milhões de toneladas.