Ouvindo...

Indonésia expande comércio de carne bovina e habilita 17 frigoríficos brasileiros

Em agosto, o país asiático autorizou a abertura do mercado para carne bovina com osso, miúdos, produtos cárneos e preparados de carne do Brasil

Com a decisão, 38 estabelecimentos do Brasil estão autorizados a atender o mercado local

A Indonésia aprovou a habilitação de 17 novas plantas frigoríficas brasileiras para exportação de carne bovina. Com a decisão, 38 estabelecimentos do Brasil estão autorizados a atender o mercado local, o que representa um aumento de 80% no número de frigoríficos habilitados.

Em agosto, o país asiático autorizou a abertura do mercado para carne bovina com osso, miúdos, produtos cárneos e preparados de carne do Brasil.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), as novas habilitações contemplam unidades em Mato Grosso (6), Rio Grande do Sul (2), Minas Gerais (2), Goiás (2), Mato Grosso do Sul (2), Rondônia (2) e São Paulo (1).

Com cerca de 283 milhões de habitantes, a Indonésia é o quarto país mais populoso do mundo e representa um destino estratégico para a proteína animal. O consumo de carne bovina vem crescendo de forma consistente, impulsionado pelo aumento da renda e pela expansão da classe média urbana.

Entre janeiro e agosto de 2025, o Brasil exportou para a Indonésia 15,4 mil toneladas, gerando US$ 71,6 milhões em receita — alta de 258,9% em valor e 253% em volume em relação ao mesmo período de 2024. No ano passado, o Brasil havia embarcado apenas 2,6 mil toneladas, no valor de US$ 11,5 milhões.

Leia também

A ABIEC celebrou a conquista e destacou que o avanço das habilitações reflete o trabalho conjunto entre o setor privado e o setor público, em especial o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a ApexBrasil, parceiros fundamentais no processo de abertura e ampliação de mercados.

Exportações aquecidas

Apesar da retirada dos Estados Unidos, principal destino da carne bovina brasileira, o Brasil está com exportações aquecidas. Em agosto, foram conquistados três novos compradores.

Além da Indonésia, o Brasil vai exportar para as Filipinas carne bovina com osso e miúdos e para São Vicente e Granadinas, país do Caribe, carne bovina, produtos cárneos e miúdos bovinos.

Com o mercado aquecido, o governo não incluiu a carne na lista de produtos passíveis de aquisição pelo governo, medida de proteção às tarifas dos Estados Unidos.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde