Maior demanda e oferta retraída impulsionam reação nos preços do algodão

Presença compradora sustenta mercado interno, mesmo com queda das cotações externas

Produtores permanecem atentos às atividades de campo

Os preços do algodão em pluma reagiram no mercado doméstico, impulsionados pela maior presença de compradores e pela postura cautelosa dos vendedores, que seguem firmes nas pedidas. Os dados fazem parte de um levantamento realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Segundo o Centro de Pesquisas, a recuperação ocorreu apesar das baixas registradas nas cotações internacionais e na taxa de câmbio. Esse cenário fez com que as negociações no mercado físico acontecessem acima da paridade de exportação, situação que não era observada havia cerca de três meses.

Produtores permanecem atentos às atividades de campo, especialmente à colheita da soja e à semeadura do algodão, com destaque para a segunda safra. Ainda assim, conforme o Cepea, a liquidez segue limitada, refletindo a disputa entre compradores e vendedores nas negociações.

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Ouvindo...