Ouvindo...

Emater-MG divulga lista de classificados para a 2ª Etapa do Concurso dos Café 2025

De 1.847 amostras inscritas, 271 avançaram para a próxima fase; Matas de Minas é a região com maior destaque

Produtores classificados têm até o dia 30 de outubro para entregar uma nova amostra de dois quilos do mesmo lote

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) divulgou a lista dos produtores classificados para a segunda etapa do 22º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais.

Nesta edição de 2025, o concurso registrou a inscrição de 1.847 amostras de diversas regiões do estado. Desse total, 271 avançaram para a próxima fase. A relação completa dos classificados está disponível no site da Emater-MG neste link.

Para a classificação, a nota mínima exigida foi de 85 pontos, em uma escala de 100, seguindo a rigorosa metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA). Do total de amostras aprovadas, 191 são da categoria Café Natural e 80 da Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado.

Matas de Minas em destaque

Pelo segundo ano consecutivo, a região das Matas de Minas liderou o número de classificações, com 172 amostras. Em seguida, aparece o Sul de Minas, com 57 amostras. As demais classificadas vieram das tradicionais regiões do Cerrado Mineiro e Chapada de Minas.

As análises sensoriais da primeira fase foram coordenadas pelo renomado provador Gilmar Cabral em Boa Esperança, no Sul de Minas, onde se estima que mais de 10 mil xícaras tenham sido provadas.

O coordenador técnico da Emater-MG, Willem de Araújo, destacou a evolução do produto mineiro: “Nesta edição, 87% das amostras avaliadas na primeira fase obtiveram nota acima de 80 pontos, sendo consideradas cafés especiais. Isso demonstra a evolução da qualidade dos cafés mineiros e uma melhoria contínua no processo de pós-colheita ao longo dos últimos dez anos”.

Próximos passos e grande final

Os produtores classificados têm até o dia 30 de outubro para entregar uma nova amostra de dois quilos do mesmo lote, em qualquer escritório da Emater-MG. A entrega deve ser acompanhada da ficha de inscrição anterior. Além disso, o produtor deve reservar cinco sacas beneficiadas de 60 kg do café concorrente (tipo 2, peneira 15 acima e umidade entre 10 e 12%), informando o local de armazenamento.

A segunda fase de análises será realizada de 10 a 14 de novembro, no Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), onde um grupo de oito juízes selecionará os 40 melhores (20 de cada categoria).

A etapa final está marcada para o dia 24 de novembro, em Belo Horizonte, para a definição dos campeões regionais e a escolha do Melhor Café de Minas Gerais de 2025. A cerimônia de divulgação dos resultados e premiação ocorrerá em dezembro, também na capital.

O 22º Concurso é realizado pela Emater-MG em parceria com a Seapa, Ufla, Faepe e CNC, e conta com o patrocínio do Sistema Sicoob Crediminas e Supermercados Verdemar.

Vencedor 2024

O grande vencedor da última edição foi o agricultor de 79 anos, Onofre Alves Lacerda. O cafeicultor de Espera Feliz, nas Matas de Minas, pontuou 92,7 pontos.

O senhor Onofre dividiu os ensinamentos e a tradição com a família, e hoje conta com o apoio dos filhos, netos e até bisnetos.

O café do seu Onofre permite sentir várias notas diferentes, como mel; capim cidreira; açúcar mascavo; limão; laranja; hibisco; pêssego; manga; mamão; floral; cítrico; alecrim e baunilha.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde