Os cafeicultores de Espera Feliz, nas Matas de Minas, foram destaque na 21ª edição do Concurso Qualidade dos Cafés de Minas, realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). A premiação foi nesta quarta-feira (11), na sede da empresa em Belo Horizonte.
Ao todo, foram sete prêmios para cinco candidatos de Espera Feliz, sendo um deles o grande vencedor. O cafeicultor Onofre Alves Lacerda, de 79 anos, levou o prêmio e fez a festa com a família, que faz parte da história. O café produzido por ele obteve 92,7 pontos.
'É uma satisfação muito grande ser premiado e representar um produto que é do estado. O mais importante que eu consegui na minha vida com tudo isso foi amizade, conhecimento. Meu prazer é colocar um alimento de qualidade na mesa do consumidor’, contou emocionado à Itatiaia.
O senhor Onofre dividiu os ensinamentos e a tradição com a família, e hoje conta com o apoio dos filhos, netos e até bisnetos. A família e os amigos saíram da cidade natal na madrugada desta quarta (10) confiantes em garantir algum prêmio, só não contavam que sairiam tão vitoriosos.
‘Tivemos a grata surpresa de ser campeão estadual na qualidade de café. Se Minas Gerais fosse um país, seria o maior produtor de café do mundo. E e hoje, para nós, é da nossa família produtora’, contou José Alexandre Lacerda, filho do seu Onofre.
O café do seu Onofre permite sentir várias notas diferentes, como mel; capim cidreira; açúcar mascavo; limão; laranja; hibisco; pêssego; manga; mamão; floral; cítrico; alecrim e baunilha.
'É muito notório todas as notas e frutas, é um café super saboroso e doce. Eu não vou dizer que ele é único, mas ele é trabalhado com muito carinho, com muito amor da nossa família, e ele é de Espera Feliz’, contou José.
Premiações
O
Na 21ª edição foram mais de 1400 inscrições de 146 municípios mineiros, das quatro macrorregiões produtoras do estado. Os avaliadores provaram mais de 13 mil xícaras de café para chegar à escolha dos vencedores.
Consagrado campeão, Onofre ganhou R$ 10 mil do banco Sicoob, patrocinador do concurso. A vice-campeã, também de Espera Feliz, Altilina Evaristo de Lacerda, também ganhou R$ 5 mil.
Além disso,
Veja a lista completa dos ganhadores:
Categoria Café Natural
Cerrado:
- 1° Lugar - Márcia Mayumi Tomizawa - Carmo do Paranaíba
- 2° Lugar - Felipe Barbosa Meneses (Fazenda São José) - Ibiá
- 3° Lugar - Edu Leandro Melo - Pratinha
Sul de Minas:
- 1° Lugar - Rubens Corrêa da Cunha Júnior - Jacutinga
- 2° Lugar - André Luis Vieira - Lavras
- 3° Lugar - Pedro Brás - Vargem Bonita
Matas de Minas:
- 1° Lugar - Onofre Alves Lacerda - Espera Feliz
- 2° Lugar - Manoel Protázio de Abreu - Espera Feliz
- 3° Lugar - Silvânia Veiga Teixeira de Lacerda - Espera Feliz
Categoria Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado
Cerrado:
- 1° Lugar - Ricardo de Souza Guimarães - Patrocínio
- 2° Lugar - Beatriz Aparecida de Souza Guimarães - Patrocínio
- 3° Lugar - Guima Café - Varjão de Minas
Sul de Minas:
- 1° Lugar - Joaquim Adolfo Pinto Noronha - Dom Viçoso
- 2° Lugar - Jair Brás - Piumhi
- 3° Lugar - Flavio Roberto Carvalho Ferraz - Dom Viçoso
Matas de Minas:
- 1° Lugar - Altilina Evaristo Barbosa de Lacerda - Espera Feliz
- 2° Lugar - Claudiana Medeiros Lacerda - Espera Feliz
- 3° Lugar - Ercilei José de Oliveira - Manhuaçu
Chapada de Minas:
- Iasmin Fernanda Vilela Resende - Rio Pardo de Minas
*Sob supervisão de Marina Borges