Ouvindo...

Brasil está livre da gripe aviária? vazio sanitário termina nesta quarta (18)

País registrou apenas um foco em granja comercial, em Montenegro (RS); Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) pode declarar livre da doença

Casos de gripe aviária em aves silvestres e aves domésticas de subsistência não interferem no vazio sanitário

O Brasil deve se declarar livre de gripe aviária nesta quarta-feira (18), data em termina o vazio sanitário de 28 dias, ou seja, sem nenhum novo caso da doença em granja comercial. O anúncio deve ser feito pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O país registrou apenas um foco da doença em granja comercial, confirmada no dia 15 de maio em Montenegro, no Rio Grande do Sul.

Os casos de gripe aviária em aves silvestres e aves domésticas de subsistência não interferem no prazo, já que não prejudicam as exportações. Logo, o vazio sanitário está diretamente associado às exportações/granjas comerciais.

A partir desta quarta (18), o governo espera normalizar as exportações, que sofreram suspensão totais e parciais desde o dia 15 de maio. No entanto, a retirada ou flexibilização dos embargos não deve acontecer de forma imediata.

Investigações e focos em andamento

Segundo a última atualização - 19h desta terça (17) - do painel de monitoramento do Mapa, são 11 casos da doença em investigação, sendo 7 em aves domésticas e 4 em silvestres.

Veja quais são os quatro focos da doença em andamento:

  • Cisne negro (ave silvestre- cativo) em Sapucaia do Sul (RS);
  • Cisne negro (ave silvestre- cativo) em Mateus Leme (MG);
  • Irerê (ave silvestre- vida livre) em Brasília (DF);
  • Galinhas (doméstica- subsistência) em Santo Antônio da Barra (GO).

Novo embargo

Nesta terça-feira (17) o Mapa informou que o governo do Japão suspendeu temporariamente as importações de carne de aves provenientes dos municípios de Santo Antônio da Barra (GO) e Campinápolis (MT), além de ovos férteis e pintos de um dia de todo o território dos estados de Goiás e Mato Grosso.

Em Campinápolis, o foco em ave doméstica já foi encerrado, e não houve outras contaminações. Já o foco em Santo Antônio da Barra ainda está ativo, também em ave doméstica.

Situação atual das suspensões de exportações de aves e produtos:

  • Suspensão total das exportações de carne de aves do Brasil (21 países): China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Peru, Albânia, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Índia, Sri Lanka, Macedônia do Norte e Paquistão.
  • Suspensão restrita ao estado do Rio Grande do Sul (1 bloco + 13 países): União Econômica Euroasiática (UEE - Rússia, Bielorrússia, Armênia, Quirguistão) Arábia Saudita, Kuwait, Reino Unido, Angola, Turquia, Bahrein, Cuba, Montenegro, Namíbia, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão e Ucrânia.
  • Suspensão limitada ao município de Montenegro-RS (4 países): Emirados Árabes Unidos, Japão, Catar e Jordânia.
  • Suspensão limitada a Santo Antônio da Barra (GO) e Campinápolis (MT): Japão
Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde