O Brasil deve se
O país registrou apenas um foco da doença em granja comercial,
Os casos de
A partir desta quarta (18), o governo espera normalizar as
Investigações e focos em andamento
Segundo a última atualização - 19h desta terça (17) - do painel de monitoramento do Mapa, são 11 casos da doença em investigação, sendo 7 em aves domésticas e 4 em silvestres.
Veja quais são os quatro focos da doença em andamento:
- Cisne negro (ave silvestre- cativo) em Sapucaia do Sul (RS);
- Cisne negro (ave silvestre- cativo) em Mateus Leme (MG);
- Irerê (ave silvestre- vida livre) em Brasília (DF);
- Galinhas (doméstica- subsistência) em Santo Antônio da Barra (GO).
Novo embargo
Nesta terça-feira (17) o Mapa informou que o governo do Japão suspendeu temporariamente as importações de carne de aves provenientes dos municípios de Santo Antônio da Barra (GO) e Campinápolis (MT), além de ovos férteis e pintos de um dia de todo o território dos estados de Goiás e Mato Grosso.
Em Campinápolis, o foco em ave doméstica já foi encerrado, e não houve outras contaminações. Já o foco em Santo Antônio da Barra ainda está ativo, também em ave doméstica.
Situação atual das suspensões de exportações de aves e produtos:
- Suspensão total das exportações de carne de aves do Brasil (21 países): China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Peru, Albânia, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Índia, Sri Lanka, Macedônia do Norte e Paquistão.
- Suspensão restrita ao estado do Rio Grande do Sul (1 bloco + 13 países): União Econômica Euroasiática (UEE - Rússia, Bielorrússia, Armênia, Quirguistão) Arábia Saudita, Kuwait, Reino Unido, Angola, Turquia, Bahrein, Cuba, Montenegro, Namíbia, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão e Ucrânia.
- Suspensão limitada ao município de Montenegro-RS (4 países): Emirados Árabes Unidos, Japão, Catar e Jordânia.
- Suspensão limitada a Santo Antônio da Barra (GO) e Campinápolis (MT): Japão