Ouvindo...

Gripe aviária: dois países reduzem a restrição à carne de frango brasileira

Avanço ocorreu após missão oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) ao Norte da África e ao Oriente Médio

Suspensão total reduziu para 22 países

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou nesta segunda-feira (2) que dois países reduziram as restrições à carne de frango brasileira. O avanço ocorreu após missão oficial da pasta ao Norte da África e ao Oriente Médio.

Um dos principais destaques foi a decisão da Jordânia e do Kuwait de reduzir as restrições aplicadas à carne de frango do Brasil, após reuniões técnicas e diplomáticas conduzidas pelo Mapa. Antes, os dois países tinham suspendido totalmente as exportações. Agora, adotaram a restrição parcial - apenas no estado do Rio Grande do Sul, onde foi confirmado o primeiro caso de gripe aviária em granja comercial no país.

Agora, a suspensão total conta com 22 países, outras 19 suspensões restrita ao RS e dois países com restrição limitada ao município do foco da doença, Montenegro.

“Os avanços obtidos na Jordânia e no Kuwait reforçam o trabalho transparente e efetivo que o Mapa vem conduzindo no enfrentamento da gripe aviária. As ações rápidas de controle, somadas ao diálogo fluido com nossos parceiros, estão permitindo reverter restrições impostas às exportações brasileiras de carne de frango, com base em critérios científicos e confiança mútua”, destacou o secretário adjunto de Comércio e Relações Internacionais, Marcel Moreira.

A missão também incluiu encontros na Argélia e na Tunísia, onde foram discutidas oportunidades de cooperação técnica, ampliação de exportações e novos acordos sanitários. Em Argel, a delegação participou da Feira Internacional SIPSA-FILAHA 2025, um dos maiores eventos agropecuários da região, reuniões com autoridades, e iniciou tratativas para a assinatura de um memorando de entendimento, que incluirá cooperação técnica, intercâmbio de tecnologias e capacitação, além da promoção de produtos argelinos no Brasil, como azeite de oliva e tâmaras.

Já na Tunísia, foram discutidas a ampliação das licenças de importação de carne bovina e de frango do Brasil, além da possibilidade de autorizar a exportação de carne resfriada. Também foi acordado o avanço nas negociações para autorizar a exportação de material genético brasileiro ao mercado tunisiano.

Leia também

Com resultados concretos, a missão reafirma a posição do Brasil como um parceiro seguro e confiável no agronegócio global e fortalece parcerias com países estratégicos do Norte da África e Oriente Médio.

Situação atual das exportações:

Suspensão total das exportações de carne de aves do Brasil: China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka, Paquistão, Albânia, Índia e Macedônia do Norte.

Suspensão restrita ao estado do Rio Grande do Sul: Arábia Saudita, Turquia, Reino Unido, Bahrein, Cuba, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão, Ucrânia, Rússia, Bielorrússia, Armênia, Quirguistão, Angola, Namíbia, Jordânia e Kuwait.

Suspensão limitada ao município de Montenegro (RS): Emirados Árabes Unidos e Japão.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde