O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou, no início da tarde desta quarta-feira (28), que subiu para 43 o número de países que restrições à importação de carne de aves do Brasil - incluindo suspensão total ou parcial - em razão do foco de gripe aviária.
A pasta informou que atualização refere-se apenas ao foco
Nesta atualização mais recente, Kuwait suspendeu a importação de carne de frango de todo o território brasileiro. Já a Macedônia do Norte ampliou sua restrição do estado do Rio Grande do Sul para todo o Brasil. Por sua vez, a Namíbia flexibilizou sua medida, restringindo agora apenas ao estado do Rio Grande do Sul.
Gripe aviária: veja dicas para proteger as granjas contra doença Encontrou uma ave morta? Saiba o que fazer para se proteger da gripe aviária Gripe aviária em MG: humanos que tiveram contato com aves infectadas estão em isolamento
Situação atual das exportações:
Suspensão total das exportações de carne de aves do Brasil: China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Jordânia, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka, Paquistão, Albânia, Índia, Macedônia do Norte e Kuwait.
Suspensão restrita ao estado do Rio Grande do Sul: Arábia Saudita, Turquia, Reino Unido, Bahrein, Cuba, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão, Ucrânia, Rússia, Bielorrússia, Armênia, Quirguistão, Angola e Namíbia.
Suspensão limitada ao município de Montenegro (RS): Emirados Árabes Unidos e Japão.