Ouvindo...

Gripe aviária em MG: humanos que tiveram contato com aves infectadas estão em isolamento

Prefeito de Mateus Leme, na Grande BH, confirmou que três animais testaram positivo para a doença em um sítio da região

Renilton Ribeiro, prefeito de Mateus Leme

A prefeitura de Mateus Leme informou que os humanos que tiveram contato com as três aves diagnosticadas com gripe aviária serão monitorados por dez dias. O foco da doença foi confirmado pelo governo de Minas Gerais nesta terça-feira (27).

Segundo o prefeito do município, Renilton Ribeiro (Republicanos) dois gansos e um cisne negro morreram no dia 16 de maio em um sítio na Região Metropolitana de Belo Horizonte. As aves foram encaminhadas a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e testaram positivo para Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP).

À Itatiaia, o prefeito informou que sete pessoas, trabalhadores da propriedade, tiveram contato com as aves e vão ficar em isolamento por dez dias. “Elas serão monitoradas por profissionais da saúde para verificar algum sintoma da doença. Até o momento, não há registro disso”, afirmou.

“São aves ornamentais mão comerciais então a população pode ficar tranquila que não tem relação com consumo de carne de frango ou ovos”, disse Ribeiro.

No sítio equipes da prefeitura e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) estão levantando se outras aves apresentam algum sintoma para realizarem os testes.

“A suspeita inicial do IMA é que seja uma ave migratória silvestre que tenha migrado para a propriedade e contaminado as aves”, afirmou o prefeito sobre a suspeita preliminar.

Leia também

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde