Após
confirmação de caso de gripe aviária em Mateus Leme pelo governo de Minas Gerais, o prefeito da cidade, Dr. Renilton (Republicanos), enviou um vídeo à Itatiaia explicando o caso.
Segundo o Prefeito, no dia 16 de maio - 11 dias atrás - três aves silvestres foram encontradas mortas. Dois gansos e um cisne negro, de um sítio particular, foram recolhidos e encaminhados para exames.
Nesta segunda (26), a cidade foi informada pelo Governo de Minas Gerais que os exames deram positivo.
Medidas
Renilton afirma, no vídeo, que as medidas sanitárias necessárias estão em andamento. “Quero tranquilizar a população que não existe risco comunitário e novas informações passaremos em breve”, finalizou.
Emergência sanitária
O
Governo de Minas Gerais decretou emergência sanitária nesta terça (27) depois da confirmação dos casos de gripe aviária no estado. O vice-governador de Minas,
Mateus Simões (Novo), divulgou um vídeo confirmando os casos e detalhando as medidas tomadas no estado. “Sabemos que é um momento difícil para as cidades que vivem da exploração de aves e ovos, é complexo, mas estamos certos de que o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e toda nossa estrutura, inclusive policial, está disponível para as autoridades federais e estaduais. Todos os riscos serão debelados”, disse Simões.
O governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e do IMA, destaca que o caso de
Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) foi identificado em “aves ornamentais” na Grande BH. “Este não é o primeiro caso registrado em Minas Gerais. Em 2023, um pato de vida livre da espécie Cairina Moschata foi diagnosticado com Influenza Viária de Baixa Patogenicidade (H9N2), que costuma causar pouco ou nenhum sintoma clínico nas aves e não oferece qualquer risco para os seres humanos”, diz o trecho.