Três semanas após registrar o primeiro e único
Isso porque o vazio sanitário de 28 dias após a desinfecção da área em Montenegro (RS) termina no dia 18 de junho. O período encerra se o país não registrar um novo caso em granja comercial até a data estimada.
Os casos de gripe aviária em aves silvestres e aves domésticas de subsistência não interferem no prazo, já que não prejudicam as exportações. Logo, o vazio sanitário está diretamente associado às exportações/ granjas comerciais.
Com o fim do vazio sanitário, o governo espera normalizar as
Negociações para diminuir restrições
Na coletiva da última quarta-feira (4), o ministro Carlos Fávaro afirmou que o Brasil
“Nenhum país do mundo segurou a entrada de gripe aviária em granjas comerciais por tanto tempo e quando efetivamente ocorreu seja bem restrito. Ainda faltam 14 dias mas está comprovado que o foco não saiu da granja de Montenegro, porque nosso sistema é muito forte”, explica o ministro.
Situação atual das suspensões de exportações de aves e produtos:
Suspensão total das exportações de carne de aves do Brasil (21 países): China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Peru, Albânia, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Índia, Sri Lanka, Macedônia do Norte e Paquistão.
Suspensão restrita ao estado do Rio Grande do Sul (1 bloco + 13 países): União Econômica Euroasiática (UEE - Rússia, Bielorrússia, Armênia, Quirguistão) Arábia Saudita, Kuwait, Reino Unido, Angola, Turquia, Bahrein, Cuba, Montenegro, Namíbia, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão e Ucrânia.
- Suspensão limitada ao município de Montenegro-RS (4 países): Emirados Árabes Unidos, Japão, Catar e Jordânia.