Ouvindo...

Gripe aviária no Brasil: além da China e UE outros países devem suspender exportações de frango

Primeiro foco da doença em granja comercial foi detectado no Rio Grande do Sul

Estado gaúcho é o terceiro maior exportador do país,

O primeiro foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil, detectado no Rio Grande do Sul, levou à suspensão imediata das exportações da carne de frango brasileira para a China e União Europeia.

De acordo com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, a suspensão tem validade de 60 dias e segue cláusulas contratuais de precaução sanitária.

A China e União Europeia não serão os únicos a restringir a chegada da carne brasileira. Japão, Argentina, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos também devem suspender a carne de frango originária do Rio Grande do Sul. O estado gaúcho é o terceiro maior exportador do país, responsável por 15% da produção e exportação, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA)

Gripe aviária no Brasil

O primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em granja comercial foi detectado em um matrizeiro no município de Montenegro (RS). O IAAP já havia sido detectada na Ásia, África e no norte da Europa.

O consumo de carne de aves e ovos não transmite a doença para humanos desde que estejam cozidos, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A pasta também informou que o risco de infecção humana pelo vírus da gripe aviária é baixo, afetando principalmente tratadores ou profissionais que têm contato direto e frequente com aves infectadas, vivas ou mortas.

Vale ressaltar que o Brasil está em estado de emergência zoossanitária, que foi prorrogado em abril por mais 180 dias.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde