Demanda portuária aquece negociações e sustenta preços da soja no mercado spot

Busca por cargas e revisão para baixo do estoque de passagem impulsionam prêmios e valores internos

Cenário reforçou a valorização dos prêmios de exportação no Brasil

As negociações de soja no mercado spot ganharam ritmo na última semana, impulsionadas pelo aumento da demanda para completar cargas nos portos brasileiros. Segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o movimento também foi influenciado pela revisão das estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que indicaram redução no estoque de passagem em relação ao relatório anterior.

Esse cenário reforçou a valorização dos prêmios de exportação no Brasil e sustentou a alta dos preços no mercado interno. Segundo a Conab, os embarques da safra 2024/25 (que se encerra ao fim deste mês) foram ajustados para um novo recorde de 106,97 milhões de toneladas, aumento de 0,3% frente à projeção anterior. Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) mostram que, até o dia 5 de dezembro, cerca de 98,88% desse volume já havia sido embarcado.

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Ouvindo...