Ouvindo...

China suspende compra de frango brasileiro por 60 dias após caso de gripe aviária

O caso ocorreu em granja no RS, segundo o Ministério da Agricultura

Governo confirma caso de gripe aviária em granja

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, informou, nesta sexta-feira (16), que a China suspendeu, por 60 dias, as compras de carne de frango brasileira após o governo anunciar que detectou o vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja de aves comerciais no Rio Grande do Sul.

O ministro também confirmou o abate de todas as aves da granja em Montenegro (RS) onde foi registrado o primeiro foco de gripe aviária em estabelecimento comercial no Brasil. A informação foi dada em entrevista à CNN Brasil.

Leia também

Frangos e ovos do local estão sendo rastreados, e um raio de 10 km foi isolado. Apesar do caso, ele reforça que não há risco para consumidores, apenas para profissionais que manuseiam aves infectadas. O Brasil estava em alerta desde maio de 2023, após um caso em ave silvestre no Espírito Santo.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb) e especialista em Língua Portuguesa pelo Centro Universário de Brasília (Uniceub), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.