Ouvindo...

União Europeia também suspende compra de frango brasileiro após caso de gripe aviária

A informação foi dada pelo Ministério da Agricultura; bloco está entre os dez principais destinos do frango brasileiro

Governo confirma primeiro foco de gripe aviária em granja comercial no Rio Grande do Sul

A União Europeia suspendeu as exportações brasileiras de carne de frango após o governo confirmar caso de gripe aviária em plantel comercial no Brasil. A informação foi dada pelo ministro Carlos Fávaro, do Ministério da Agricultura. A China também tomou a mesma medida, por 60 dias.

“Desde o primeiro foco de gripe aviária em aves silvestres há dois anos, intensificamos a revisão do protocolo com diversos países. Com alguns países, ainda não foi concluído. É possível que consigamos essas mudanças, comprovando que outras regiões não têm risco de foco e, com isso, liberação dos embarques das demais regiões”, afirmou o ministro em entrevista ao Broadcast Agro.

Leia também

Reino Unido, Argentina, Japão, Emirados Árabes e Arábia Saudita vão restringir a compra de carne de frango brasileiro apenas do Rio Grande do Sul e, posteriormente, somente ao município, segundo Favaro.

O caso em granja comercial foi confirmado na noite da quinta-feira (15) em um matrizeiro de aves comerciais em Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb) e especialista em Língua Portuguesa pelo Centro Universário de Brasília (Uniceub), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia.