Ouvindo...

Zema e coronel da PM anunciam novo modelo de policiamento rural durante a Femec 2025

Metodologia tem o objetivo de prevenir delitos sazonais que já acontecem com o café, para garantir a segurança em todas as etapas da produção no agro mineiro

Anúncio foi feito na Feira do Agronegócio Mineiro (Femec) 2025, em Uberlândia

O governador Romeu Zema e o chefe do Estado Maior da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), coronel Maurício José de Oliveira, apresentaram um novo modelo de policiamento no campo baseado no calendário agrícola, nesta segunda-feira (31). O anúncio foi feito na Feira do Agronegócio Mineiro (Femec) 2025, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

A metodologia lançada pelo Governo de Minas e pela Polícia Militar tem o objetivo de prevenir delitos sazonais e específicos de cada localidade e garantir a segurança em todas as etapas da produção: preparo do solo, plantio, tratos culturais, colheita e vazio sanitário. O modelo prevê a desarticulação de quadrilhas especializadas em roubo de cargas, tráfico de drogas e crimes ambientais.

A ação vem em reposta à preocupação dos cafeicultores que temem que o interesse dos bandidos aumente em decorrência da valorização intensa do café.

O novo modelo também está de acordo com a Agenda Positiva para Segurança no Campo anunciada no dia 13 de março à imprensa, na sede do Sistema Faemg Senar.

‘Nós queremos dar segurança a quem trabalha, a quem produz no campo, a quem alimenta os brasileiros e o mundo. Estaremos de prontidão com as nossas forças de segurança para que o homem do campo possa ter paz e tranquilidade para produzir’, disse o governador Romeu Zema.

Dados repassados pelos militares, mostram que entre 2023 e 2024 houve redução de 14,7% de furto e 3,5% de roubo em Minas.

No ano passado, foram recapturados 1.175 foragidos da Justiça; 1.070 presos por mandado de prisão; 1.162 presos por tráfico de drogas e 1.400 presos por porte/ posse ilegal de arma de fogo com ação da PM no campo.

Durante o maior evento do setor no estado, Zema também assinou o decreto que suspende o benefício da isenção do ICMS para as empresas que importarem leite em pó e muçarela no estado.

Ações da PMMG

O modelo prevê abordagens a veículos e pessoas, além de fiscalizações de infrações ambientais, e orientações aos produtores rurais sobre medidas preventivas de segurança.

Leia também

Além das ações desenvolvidas pelo policiamento rural, que mantém uma presença constante no campo com rondas preventivas nas propriedades, estradas vicinais e áreas de difícil acesso, com interação direta com os moradores destas localidades, a operação contará ainda com alguns reforços.

A PM também utiliza tecnologias, como drones, com possibilidade de uso do reconhecimento facial, e reforço do treinamento de todos os militares que atuam no Patrulha Rural para uso do aplicativo “QApp - módulo Policiamento Rural”. A ferramenta permite o levantamento de estradas rurais via GPS, do georreferenciamento das comunidades e cadastro de propriedade rural.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde