O governador
A metodologia lançada pelo Governo de Minas e pela Polícia Militar tem o objetivo de prevenir delitos sazonais e específicos de cada localidade e garantir a segurança em todas as etapas da produção: preparo do solo, plantio, tratos culturais, colheita e vazio sanitário. O modelo prevê a desarticulação de quadrilhas especializadas em roubo de cargas, tráfico de drogas e crimes ambientais.
A ação vem em reposta à
O novo modelo também está de acordo com a
‘Nós queremos dar segurança a quem trabalha, a quem produz no campo, a quem alimenta os brasileiros e o mundo. Estaremos de prontidão com as nossas forças de segurança para que o homem do campo possa ter paz e tranquilidade para produzir’, disse o governador Romeu Zema.
Dados repassados pelos militares, mostram que entre 2023 e 2024 houve redução de 14,7% de furto e 3,5% de roubo em Minas.
No ano passado, foram recapturados 1.175 foragidos da Justiça; 1.070 presos por mandado de prisão; 1.162 presos por tráfico de drogas e 1.400 presos por porte/ posse ilegal de arma de fogo com ação da PM no campo.
Durante o maior evento do setor no estado, Zema também assinou o
Ações da PMMG
O modelo prevê abordagens a veículos e pessoas, além de fiscalizações de infrações ambientais, e orientações aos produtores rurais sobre medidas preventivas de segurança.
Além das ações desenvolvidas pelo policiamento rural, que mantém uma presença constante no campo com rondas preventivas nas propriedades, estradas vicinais e áreas de difícil acesso, com interação direta com os moradores destas localidades, a operação contará ainda com alguns reforços.
A PM também utiliza tecnologias, como drones, com possibilidade de uso do reconhecimento facial, e reforço do treinamento de todos os militares que atuam no Patrulha Rural para uso do aplicativo “QApp - módulo Policiamento Rural”. A ferramenta permite o levantamento de estradas rurais via GPS, do georreferenciamento das comunidades e cadastro de propriedade rural.