Ouvindo...

Preços do arroz em casca caem ao menor nível desde 2020 e desanimam produtores

Indicador do Cepea fecha em R$ 61,89 por saca; baixa liquidez e dólar fraco pressionam mercado e podem reduzir área da safra 2025/26

Pressão está atrelada à baixa liquidez e à menor paridade de exportação

Os preços do arroz em casca seguem em queda, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O Indicador CEPEA/IRGA-RS (58% de grãos inteiros, pagamento à vista) fechou o último dia 19 de setembro a R$ 61,89/saca de 50 kg, o menor valor desde junho de 2020.

De acordo com o Centro de Pesquisas, a pressão está atrelada à baixa liquidez e à menor paridade de exportação, influenciada pela desvalorização do dólar frente ao Real.

Pesquisadores explicam que, nos últimos dias, parte dos agentes optou por se retirar temporariamente do mercado, aguardando maior estabilidade. Aqueles que seguiram ativos realizaram operações pontuais, sendo o caso, sobretudo, de produtores que precisavam levantar recursos para custear a semeadura da safra 2025/26. Desmotivados pelo recuo nas cotações, produtores sinalizam diminuir consideravelmente a área de arroz nesta temporada.

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.