Desta quarta-feira (24) até sexta (26) será realizada a maior feira de alimentos e bebidas da América do Sul em Lima, no Peru. Minas Gerais marcará presença na Expoalimentaria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) que oferecerá apoio institucional e técnico às empresas mineiras participantes, fortalecendo a inserção no mercado internacional e ampliando as oportunidades de negócios para os produtos agropecuários mineiros.
A Expoalimentaria é reconhecida como uma das principais vitrines internacionais para negócios no setor. O evento espera reunir 26 mil visitantes, entre compradores, distribuidores e formadores de opinião, vindos de pelo menos 17 países. A participação é realizada em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e com a Embaixada do Brasil em Lima.
Oito empresas fazem parte da delegação mineira, que está levando produtos que expressam a diversidade e a inovação do agro do estado, como o pão de queijo premium, produtos de queijaria vegana, derivados do
“Desde a preparação do evento, as empresas têm recebido orientações sobre a entrada de amostras no Peru, análises de mercado, estratégias de divulgação e posicionamento dos produtos, além de ajustes necessários para ampliar a competitividade das marcas mineiras no ambiente internacional”, explicou a assessora técnica da Secretaria da Agricultura, Manoela Teixeira, que faz parte da delegação mineira.
Mercado Peruano
Em 2024, Minas Gerais exportou para o país cerca de US$ 12 milhões e 4 mil toneladas, números que colocam o Peru apenas na 72ª posição do ranking dos destinos das exportações mineiras e na 7ª posição entre os países da América do Sul.
Os principais produtos enviados foram carne de frango, itens à base de cereais, derivados de cacau e fumo. “A participação na Expoalimentaria representa uma oportunidade concreta de ganhar relevância em um mercado ainda incipiente, mas com potencial de crescimento, e de projetar a diversidade da produção mineira para compradores internacionais que estarão reunidos no evento”, avaliou Manoela Teixeira.
As empresas mineiras também terão acesso a rodadas de negócios, contatos com compradores estratégicos e oportunidades para divulgar suas marcas. O espaço da feira também servirá de oportunidade de networking, com encontros, coquetéis e palestras que reúnem líderes da cadeia global do agronegócio.