Ouvindo...

Exportações de algodão superam mercado interno em setembro após cinco meses

Com preço externo 5,6% maior, embarques atingem 104,6 mil t na parcial do mês, mas seguem abaixo de 2024

Os embarques da pluma voltaram a ser mais atrativos em setembro, após cinco meses consecutivos de vantagem para as vendas internas de algodão. A média recebida pela pluma exportada na parcial deste mês está em R$ 3,9410/lp (segundo a Secex), 5,6% acima da registrada no mercado doméstico (de R$ 3,7322/l). Os dados são da análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Com as vendas externas mais atrativas, agentes brasileiros têm priorizado os embarques de algodão em pluma. Segundo pesquisadores do Cepea, a colheita na fase final e o avanço do beneficiamento ajudaram a acelerar as exportações da pluma.

Em 15 dias úteis de setembro, foram escoadas 104,6 mil toneladas, 79,3% a mais que o total de agosto (58,35 mil t), mas ainda 38,3% abaixo do volume de setembro/24 (169,5 mil t), segundo a Secex.

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.