Ouvindo...

Mais de 10 mil litros de azeite impróprio são apreendidos em SP; confira marca e lote

A ação ocorreu três dias após divulgação da lista de produtos fraudados, na última sexta-feira (21); produtos continham mistura de óleos vegetais

Mapa apreende 10.800 litros de azeite fraudado em Osasco (SP)

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), apreendeu 10.800 litros de suposto ‘azeite de oliva extravirgem’ em um centro de distribuição de supermercados em Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo. A ação ocorreu três dias após divulgação da lista de produtos fraudados, na última sexta-feira (21).

Após denúncia registrada na Ouvidoria do Mapa, foi constatado que o azeite da marca Azapa (lote 2024) continha mistura de óleos vegetais, sendo considerado impróprio para consumo humano. A apreensão ocorreu na segunda-feira (24).

Segundo os auditores federais fiscais agropecuários que realizaram a apreensão, a responsabilidade pelo caso é do importador localizado em Osasco, que possui uma rede de supermercados nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, onde o produto foi fiscalizado e coletado para análise.

‘Trata-se de um produto caracterizado como fraudado por conter mistura de outros óleos vegetais’, afirmou o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Hugo Caruso.

Leia também

Segundo o Mapa, a empresa importadora terá direito à defesa e, caso a irregularidade seja comprovada, responderá às penalidades previstas na legislação, incluindo multas e possível interdição.

Os produtos apreendidos serão destinados para fins industriais, como a produção de biodiesel, ou inutilizados sob supervisão de órgãos ambientais.

Lista de marcas de azeite impróprias

Duas marcas estão na lista: Doma (Lote 2024) e Azapa (Lote 2024).

As ações de fiscalização foram conduzidas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV), e as amostras dos produtos foram analisadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA).

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde