Com a proximidade das celebrações de Natal e Ano Novo, o mercado de carne suína registra um aquecimento típico. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a maior procura por cortes festivos já reflete em altas nas cotações no mercado atacadista neste mês de dezembro.
O destaque fica para o pernil, um dos protagonistas das ceias brasileiras. No estado de São Paulo, o valor médio do corte negociado no atacado atingiu R$ 14,11/kg na parcial de dezembro (até o dia 16). O número representa um avanço de 2,3% em comparação à média registrada em novembro de 2025.
Lombo também registra valorização
Além do pernil, o lombo é outro corte que apresenta forte demanda neste período. Pesquisadores do Cepea indicam que a preferência dos consumidores por essas proteínas, que muitas vezes servem como alternativa economicamente viável à carne bovina — que também está em alta —, tem sustentado o movimento de valorização no setor suinícola.
O cenário confirma a tendência sazonal de fim de ano, onde a combinação de festividades e a entrada do décimo terceiro salário no mercado estimulam o consumo de proteínas de maior valor agregado dentro do segmento de suínos.