Ouvindo...

Epamig lança Boletim Técnico sobre a cultura da couve-flor

Edição reúne informações sobre o preparo do plantio, escolha de cultivares, nutrição, adubação, irrigação, combate de pragas e doenças, colheita, classificação e embalagem

Minas Gerais é o quinto maior produtor brasileiro da couve-flor

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) lançou um Boletim Técnico sobre a cultura da couve-flor. Minas Gerais é o quinto maior produtor brasileiro da verdura.

A edição reúne informações sobre o preparo do plantio, escolha de cultivares, nutrição, adubação, irrigação, combate de pragas e doenças, colheita, classificação e embalagem. Também é possível consultar uma relação de cultivares e híbridos disponíveis no mercado e dados quanto à época de plantio, ciclo, peso e tolerância/resistência a pragas e doenças.

A publicação já está disponível na Livraria EPAMIG e pode ser adquirida nas versões impressa (R$12) e digital (R$9,60).

A couve-flor é considerada a espécie ‘mais exigente’ das plantas da família Brassicaceae no que se refere ao clima, pois necessita de baixas temperaturas para induzir o florescimento. A escolha da variedade ou híbrido deve ser feita em função do clima. O teste de vários genótipos é recomendado para garantir uma produção regular e de qualidade.

Produção

Minas Gerais é o quinto maior produtor brasileiro de couve-flor com, aproximadamente, 12,4 toneladas/ano. As regiões Metropolitana de Belo Horizonte e Campo das Vertentes são as que mais produzem, com destaque para os municípios de Rio Manso, Crucilândia, Lagoa Dourada, Carandaí e Itatiaiuçu.

Entre 2018 e 2023, 98% da produção foi comercializada nas Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (CeasaMinas). A comercialização é feita em engradados de madeira contendo cabeças para o consumo in natura.

A forma processada e congelada também tem ganhado espaço no mercado, sendo que as principais indústrias estão nos estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde