O ano de 2024 marcou um ciclo importante para a olivicultura brasileira, com premiações que destacaram a qualidade dos azeites nacionais e uma produção expressiva na Serra da Mantiqueira. Com o início de um novo período de colheita o que esperar da safra de 2025?
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), pioneira na extração de azeite extravirgem no Brasil, acompanha o comportamento da produção, com pesquisas que impulsionam avanços e buscam minimizar os impactos da bienalidade — oscilação da produção em anos consecutivos — e das mudanças climáticas na olivicultura.
No Campo Experimental da empresa em Maria da Fé, no Sul de Minas, a colheita já começou.
Safra de 2025
Segundo Pedro Moura, coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura da EPAMIG, a oscilação, somada a condições climáticas adversas, deve impactar a safra deste ano.
‘Em conjunto com a Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive), estimamos que a produção na região Sudeste em 2025 fique entre 40% e 50% do volume registrado no ano passado, quando foram extraídos cerca de 150 mil litros de azeite. Com isso, devemos ter entre 60 e 75 mil litros este ano', explica.
Leia mais:
- Guia de ‘Melhores Azeites do Mundo’ inclui 11 produtos brasileiros; saiba quais
- Saiba quanto o custa o azeite produzido em Minas e considerado o melhor do mundo
- Azeite na geladeira? Saiba como armazenar e manter a qualidade do produto
O pesquisador destaca que as temperaturas elevadas e o período prolongado de estiagem no último inverno prejudicaram a indução floral e o pegamento dos frutos. Da mesma forma, quando se tem frentes frias, com alta umidade durante a florada, a polinização e a produção também são afetadas.
Atualmente, a EPAMIG coordena 11 projetos de pesquisa focados em diversos aspectos da cultura da oliveira, incluindo controle de doenças, nutrição mineral, parâmetros fisiológicos, polinização e melhoramento genético. Além disso, participa de outros quatro projetos em parceria com outras instituições públicas, totalizando investimentos de R$ 18,3 milhões.
Azeitech 2025: evento gratuito
A 5ª edição do Azeitech será realizada no dia 21 de fevereiro no Campo Experimental de Maria da Fé, conhecida como a capital mineira do azeite extravirgem.
O evento gratuito é voltado para difusão de conhecimento com debates entre produtores de azeite em Minas.
- Data: 21 de fevereiro
- Horário: 7h30 às 16h
- Local: Campo Experimental de Maria da Fé / Av. Washington Viglioni - Vargedo, Maria da Fé - MG
- Evento gratuito
- Mais informações: https://www.azeitech.com.br