Ouvindo...

Guia de ‘Melhores Azeites do Mundo’ inclui 11 produtos brasileiros; saiba quais

Guia Flos Olei avaliou azeites de 500 fazendas de 5 continentes em 56 países

Antes de ser selecionado pelo Flos Olei 2024, o Verolí já havia recebido medalhas de ouro em concursos internacionais

O Brasil produz pouco azeite. Do montante que o país consome, menos de 1% (0,24%) é produzido em nossas lavouras. No entanto, a pouca produção não fica devendo nada em qualidade. É que onze azeites brasileiros entraram para a edição de 2025 do guia Flos Olei, que seleciona, há 14 anos, os melhores azeites de oliva do mundo. A publicação é editada pelos jornalistas e críticos italianos Marco Oreggia e Laura Marinelli e é bastante respeitada por comerciantes e gastrônomos europeus.

Dos azeites brasileiros que entraram na lista, seis são do Rio Grande do Sul, quatro de São Paulo e um de Minas Gerais. A seleção das marcas é feita por uma equipe de provadores profissionais, que dão notas para os produtos de acordo com o cheiro e o gosto do azeite. Só conquista um lugar na cobiçada lista o produto que recebe nota acima de 80 pontos. Os azeites brasileiros que receberam maior pontuação foram os da Fazenda do Azeite Sabiá, em São Paulo, e o da Prosperato, do Rio Grande do Sul. Os dois conquistaram 97 pontos.

Apenas a Itália, Espanha e Croácia tiveram azeites com nota 100. Nesta edição, foram avaliados ao todo azeites de 500 fazendas de 5 continentes, em 56 países. As marcas que entram no ranking são selecionadas por uma equipe de provadores de azeite do Flos Olei, que dão notas para as marcas de acordo com o cheiro e o gosto do azeite.

Veja a lista completa:

  • Fazenda do Azeite Sabiá (SP) - 97 pontos
  • Prosperato (RS) - 97 pontos
  • Estância das Oliveiras (RS) - 90 pontos
  • Bem Te vi (RS) - 89 pontos
  • Azeite Puro (RS) - 88 pontos
  • Oliq Azeite Extravirgem - (SP) 87 pontos
  • Azeite Verolí (MG) - 86 pontos
  • Vinícola Essenza (SP) - 86 pontos
  • Orfeu (SP) - 85 pontos
  • Al-Zait & Co - 85 pontos
  • Olivas de Gramado (RS) - 85 pontos

Leia mais:

Saiba quanto o custa o azeite produzido em Minas e considerado o melhor do mundo

Azeite de oliva extravirgem é mais saudável que o comum?

Azeite produzido em Minas Gerais é considerado o melhor do mundo

Verolí é produzido na Serra da Mantiqueira

O azeite mineiro Verolí é um óleo extravirgem de alta qualidade, 100% cultivado e extraído na Serra da Mantiqueira com Selo de Origem Certificada. A safra 2024 colocou no mercado cinco azeites, sendo quatro monovarietais (Arbequina, Arbosana, Koroneiki, Grappolo) e um Blend, elaborado a partir das azeitonas Arbequina, Arbosana e Koroneiki. Antes de ser selecionado pelo Flos Olei 2024, o Verolí já havia recebido medalhas de ouro em concursos internacionais pela safra 2024. Possui Selo de Origem Certificada da Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (ASSOOLIVE).

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.