O Brasil produz pouco azeite. Do montante que o país consome, menos de 1% (0,24%) é produzido em nossas lavouras. No entanto, a pouca produção não fica devendo nada em qualidade. É que onze
Dos azeites brasileiros que entraram na lista, seis são do Rio Grande do Sul, quatro de São Paulo e um de Minas Gerais. A seleção das marcas é feita por uma equipe de provadores profissionais, que dão notas para os produtos de acordo com o cheiro e o gosto do azeite. Só conquista um lugar na cobiçada lista o produto que recebe nota acima de 80 pontos. Os azeites brasileiros que receberam maior pontuação foram os da Fazenda do Azeite Sabiá, em São Paulo, e o da Prosperato, do Rio Grande do Sul. Os dois conquistaram 97 pontos.
Apenas a Itália, Espanha e Croácia tiveram azeites com nota 100. Nesta edição, foram avaliados ao todo azeites de 500 fazendas de 5 continentes, em 56 países. As marcas que entram no ranking são selecionadas por uma equipe de provadores de azeite do Flos Olei, que dão notas para as marcas de acordo com o cheiro e o gosto do azeite.
Veja a lista completa:
- Fazenda do Azeite Sabiá (SP) - 97 pontos
- Prosperato (RS) - 97 pontos
- Estância das Oliveiras (RS) - 90 pontos
- Bem Te vi (RS) - 89 pontos
- Azeite Puro (RS) - 88 pontos
- Oliq Azeite Extravirgem - (SP) 87 pontos
- Azeite Verolí (MG) - 86 pontos
- Vinícola Essenza (SP) - 86 pontos
- Orfeu (SP) - 85 pontos
- Al-Zait & Co - 85 pontos
- Olivas de Gramado (RS) - 85 pontos
Leia mais:
Verolí é produzido na Serra da Mantiqueira
O azeite mineiro Verolí é um óleo extravirgem de alta qualidade, 100% cultivado e extraído na Serra da Mantiqueira com Selo de Origem Certificada. A safra 2024 colocou no mercado cinco azeites, sendo quatro monovarietais (Arbequina, Arbosana, Koroneiki, Grappolo) e um Blend, elaborado a partir das azeitonas Arbequina, Arbosana e Koroneiki. Antes de ser selecionado pelo Flos Olei 2024, o Verolí já havia recebido medalhas de ouro em concursos internacionais pela safra 2024. Possui Selo de Origem Certificada da Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (ASSOOLIVE).