Ouvindo...

Dia da Cerveja: Confederação da Agricultura lança prêmio inédito para a bebida; veja as regras

Participante que cultivar lúpulo, cevada ou outro ingrediente essencial na fabricação da cerveja ou realizar turismo rural ligado à atividade, terá 10% sobre a pontuação final

Número de estabelecimentos registrados em 2023 no país cresceu 6,8% em comparação com o ano anterior

No Dia Internacional da Paixão Nacional (ops!) da Cerveja, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) abre as inscrições para o Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 – Cerveja. A premiação é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA com o objetivo de valorizar os pequenos e médios produtores rurais e incentivá-los a produzir cada vez mais e melhor.

Nova Lima se destaca pelo número de cervejarias registradas

De acordo com o Anuário da Cerveja, elaborado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, o país tem 1.847 cervejarias registradas. São Paulo é o Estado com mais produtores da bebida, com 410 unidades de produção.

O número de estabelecimentos registrados em 2023 cresceu 6,8% em comparação com o ano anterior, com o aumento de 118 cervejarias registradas, sendo, em números absolutos, o oitavo maior aumento da série histórica.

Todas as regiões do país apresentaram aumento no número de cervejarias. Minas, apesar de não ser destaque no documento, tem um dado que chama a atenção: Nova Lima, na região metropolitana, figura em 4º lugar no ranking dos municípios brasileiros que mais apresentam cervejarias registradas: 22 estabelecimentos, à frente, inclusive, da capital mineira que tem 21.

Só pode participar quem produz no máximo cinco milhões de litros

O edital do prêmio da CNA prevê duas categorias: Ale (alta fermentação) e Lager (baixa fermentação). Cada produtor de cerveja poderá inscrever dois rótulos, um em cada categoria, para participar da premiação.

Ao se inscrever, o produtor deve enviar, no mínimo quatro unidades do produto, embalado e rotulado, totalizando no mínimo dois mil mililitros de cerveja. As amostras devem ser entregues diretamente ou por empresa transportadora na sede do Sistema CNA/Senar, em Brasília (DF), entre os dias 16 e 27 de setembro.

De acordo com o regulamento, o concurso é voltado para o produtor com produção anual total de, no máximo, cinco milhões de litros, que tenha preenchido e assinado o Termo de Autodeclaração de volume de produção anual de cerveja.

Avaliação das bebidas concorrentes terá três etapas

O concurso terá três etapas. Na primeira, as amostras da cerveja serão analisadas sem identificação do produto por um júri técnico, que selecionará dez produtos, cinco de cada categoria.

A segunda fase de avaliação do concurso será feita por um júri popular, onde ocorrerá a degustação por consumidores finais, também sem identificação do produto. A última etapa será a avaliação das histórias dos produtores.

Pontuação extra para quem cultiva lúpulo ou promove turismo rural

Para esta edição do concurso, está prevista um bônus de 10% sobre a pontuação final para os produtores de cerveja que cultivem lúpulo, cevada ou outro ingrediente essencial utilizado na fabricação de seus produtos, ou que ainda realizem turismo rural na sua propriedade ligado à atividade cervejeira.

Dez cervejas receberão prêmios e certificados

Os dez produtos selecionados, cinco em cada categoria, vão receber certificados e prêmios. Os três primeiros vão ganhar também o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze.

O Prêmio CNA Brasil Artesanal é realizado desde 2019. A cada edição, um produto é contemplado. Já foram distribuídas premiações para produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças, charcutaria, azeites e vinhos, cafés especiais e mel. Essa é a primeira vez que a Confederação promove um concurso de cervejas.

O concurso é realizado em parceria com o Sebrae, Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva), Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) e Papo de Sommeliere. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de setembro no site do Sistema CNA/Senar.

Conheça outras curiosidades sobre a bebida

  • O Dia Internacional da Cerveja é celebrado sempre na primeira sexta-feira de agosto.
  • A data foi criada nos Estados Unidos, em 2007, em um bar da cidade de Santa Cruz, na Califórnia, pelo cervejeiro Jesse Avshalomov e um grupo de amigos.
  • No Brasil, o copo americano é o predileto para servir a bebida. Criado em 1940 pela fábrica brasileira Nadir Figueiredo, recebeu esse nome por ser fabricado com máquinas que vieram dos Estados Unidos.

Para se inscrever, acesse https://www.cnabrasil.org.br/eventos/premio-cna-brasil-artesanal-2024-cerveja

Leia mais:

Produção de lúpulo cresce 415% em Minas Gerais; entenda como

Casal mineiro produz cervejas com lúpulos frescos e faz sucesso

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.