No Dia Internacional da Paixão Nacional (ops!) da Cerveja, a
Nova Lima se destaca pelo número de cervejarias registradas
De acordo com o
O número de estabelecimentos registrados em 2023 cresceu 6,8% em comparação com o ano anterior, com o aumento de 118 cervejarias registradas, sendo, em números absolutos, o oitavo maior aumento da série histórica.
Todas as regiões do país apresentaram aumento no número de cervejarias. Minas, apesar de não ser destaque no documento, tem um dado que chama a atenção: Nova Lima, na região metropolitana, figura em 4º lugar no ranking dos municípios brasileiros que mais apresentam cervejarias registradas: 22 estabelecimentos, à frente, inclusive, da capital mineira que tem 21.
Só pode participar quem produz no máximo cinco milhões de litros
O edital do prêmio da CNA prevê duas categorias: Ale (alta fermentação) e Lager (baixa fermentação). Cada produtor de cerveja poderá inscrever dois rótulos, um em cada categoria, para participar da premiação.
Ao se inscrever, o produtor deve enviar, no mínimo quatro unidades do produto, embalado e rotulado, totalizando no mínimo dois mil mililitros de cerveja. As amostras devem ser entregues diretamente ou por empresa transportadora na sede do Sistema CNA/Senar, em Brasília (DF), entre os dias 16 e 27 de setembro.
De acordo com o regulamento, o concurso é voltado para o produtor com produção anual total de, no máximo, cinco milhões de litros, que tenha preenchido e assinado o Termo de Autodeclaração de volume de produção anual de cerveja.
Avaliação das bebidas concorrentes terá três etapas
O concurso terá três etapas. Na primeira, as amostras da cerveja serão analisadas sem identificação do produto por um júri técnico, que selecionará dez produtos, cinco de cada categoria.
A segunda fase de avaliação do concurso será feita por um júri popular, onde ocorrerá a degustação por consumidores finais, também sem identificação do produto. A última etapa será a avaliação das histórias dos produtores.
Pontuação extra para quem cultiva lúpulo ou promove turismo rural
Para esta edição do concurso, está prevista um bônus de 10% sobre a pontuação final para os produtores de cerveja
Dez cervejas receberão prêmios e certificados
Os dez produtos selecionados, cinco em cada categoria, vão receber certificados e prêmios. Os três primeiros vão ganhar também o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze.
O
O concurso é realizado em parceria com o Sebrae, Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva), Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) e Papo de Sommeliere. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de setembro no site do Sistema CNA/Senar.
Conheça outras curiosidades sobre a bebida
- O Dia Internacional da Cerveja é celebrado sempre na primeira sexta-feira de agosto.
- A data foi criada nos Estados Unidos, em 2007, em um bar da cidade de Santa Cruz, na Califórnia, pelo cervejeiro Jesse Avshalomov e um grupo de amigos.
- No Brasil, o copo americano é o predileto para servir a bebida. Criado em 1940 pela fábrica brasileira Nadir Figueiredo, recebeu esse nome por ser fabricado com máquinas que vieram dos Estados Unidos.
Para se inscrever, acesse