O governador Romeu Zema (Novo) afirmou esperar uma relação profissional e positiva com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para os próximos anos. Zema afirmou que algumas demandas de Minas estão sendo tratadas com o governo federal, como por exemplo a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e a
“Meu relacionamento (com Lula) vai ser o melhor possível, um relacionamento profissional, temos o RRF para tratar. Vamos conduzir de maneira técnica e Minas vai ter, com a adesão ao RRF, condições de levar adiante esses investimentos tão importantes, principalmente nas estradas”, explicou Zema.
Em entrevista ao programa Rádio Vivo, da Itatiaia, nesta segunda-feira (2), o governador afirmou que teve contato com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) na semana passada,
“Nós já tivemos um contato com o governo federal, eu até hoje não estive com o presidente Lula, mas estive com o vice-presidente Geraldo Alckmin para tratarmos da questão do metrô. Na véspera do leilão da concessão teve uma orientação do governo para suspender o leilão, eu liguei para ele e disse que era um sonho de décadas de BH e que não era possível que eles iriam tirar esse sonho dos mineiros. Ele me atendeu. O leilão deu certo. Belo Horizonte vai passar por uma transformação gigantesca: vamos ter metrô iniciando as obras, vamos ter o rodoanel, vamos ter a revitalização do aeroporto da Pampulha, a revitalização do Mineirinho”, disse Zema.
O projeto de concessão do metrô foi criticado por integrantes do governo Lula e o PT chegou a tentar barrar o processo na Justiça, com uma ação para suspender o leilão.