Como parar de procrastinar? Técnica de 2 minutos promete aumentar a produtividade

Pesquisa da Universidade da Califórnia identifica método simples que ajuda a enfrentar tarefas adiadas e melhorar o foco no dia a dia

A procrastinação faz com que tarefas simples pareçam impossíveis de concluir, transformando obrigações em distrações tentadoras. Segundo especialistas, sentimentos como medo, estresse e depressão deixam as pessoas ainda mais vulneráveis a adiar compromissos.

Para entender como mudar esse comportamento, pesquisadores da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara (EUA) conduziram um estudo publicado na revista científica BMC Psychology. O objetivo foi testar uma intervenção rápida capaz de reduzir a evasão e aumentar a motivação para iniciar tarefas.

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A pesquisa se baseou no Modelo de Decisão Temporal, que combina teorias de motivação e regulação emocional. Segundo esse modelo, procrastinar é resultado do equilíbrio entre a aversão à tarefa e a utilidade percebida ao concluí-la.

Como funciona a técnica

O estudo identificou um método simples que pode ser aplicado em apenas 120 segundos para diminuir a procrastinação. Veja o passo a passo:

1) Identificar a tarefa que está sendo adiada.

2) Reconhecer as emoções relacionadas à tarefa, como ansiedade, tédio, medo ou cansaço.

3) Expressar essas emoções em voz alta ou por escrito.

4) Dividir a tarefa em etapas pequenas e claras.

5) Estimar o tempo necessário para cumprir a primeira etapa.

6) Escolher uma recompensa imediata para usar após a conclusão do primeiro passo.

7) Focar apenas no início, sem pensar no projeto completo.

8) Eliminar distrações, como notificações e celular.

9) Cumprir o primeiro passo e aproveitar a recompensa.

10) Repetir o processo até finalizar a tarefa.

O que o estudo descobriu

A pesquisa envolveu 1035 adultos dos Estados Unidos e do Reino Unido, com idade média de 39 anos. Os participantes foram divididos em três grupos, sendo um deles responsável por aplicar a técnica proposta.

O grupo que usou a intervenção apresentou resultados mais positivos do que os grupos de controle. Os participantes relataram maior disposição para concluir a tarefa, mais clareza sobre os benefícios de realizá-la e melhora no estado emocional.

Apesar disso, a técnica não reduziu significativamente a aversão à tarefa. O ponto-chave foi aumentar a percepção de utilidade do resultado, o que já foi suficiente para melhorar a intenção de agir.

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação Duo, FBK, Gira e Viver.

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