Agora no rádio...

Itatiaia é a Dona da Noite

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Adeus ao gás e à eletricidade: a invenção para aquecer casas

Este novo desenvolvimento para dar adeus ao gás e à eletricidade também é útil para reduzir o consumo de energia

Invenção argentina aparece como novidade para aquecer casas

A chegada iminente do inverno já está fazendo com que todos tiremos do armário roupas de frio, cobertores e luvas de lã que tínhamos guardados e esquecidos. Mas também é tempo de testar os aquecedores ou verificar se o ar condicionado funciona bem no modo de aquecimento. No entanto, para lares onde não há gás nem eletricidade disponíveis, uma invenção argentina pode ser a grande solução.

Este novo desenvolvimento para dar adeus ao gás e à eletricidade também é útil para reduzir o consumo de energia em tempos onde todos estamos ajustando os gastos. É que a invenção argentina para aquecer lares usa álcool etílico, um combustível acessível e que – além disso – é renovável.

Este aquecedor revolucionário, que é econômico e ecológico, foi criado por um pai e seu filho: Gabriel e Matías Di Tomaso. Eles contam que em 2017, após enfrentarem várias crises em seus diferentes empreendimentos, o psicólogo recomendou a Gabriel que fizesse “algo que gostasse muito”.

Então, ele se refugiou na garagem da casa de sua mãe, onde tinha montado uma oficina. Lá começou a fabricar aquecedores de design, como decoração para as mesas. Até que seu filho os viu e teve a ideia de que poderiam ser uma alternativa para aquecer lares.

Utilizando álcool etílico a 96%, eles criaram estes aquecedores que não requerem instalação nem conexão a nenhuma rede. Além disso, são uma opção segura e sustentável, porque não requerem combustíveis fósseis.

Há dois modelos à venda, um gera 3.000 quilocalorias por hora e o outro chega a 4.000. O primeiro aquece 30 metros quadrados e consome um litro de álcool etílico a cada quatro horas contínuas de uso no máximo, mas o queimador traz uma tampa que permite regular quanto calor usar.

Leia também

Assim funciona o aquecedor que não usa gás nem eletricidade

Os aquecedores não emitem gases tóxicos e têm uma vida útil que supera os 10 anos, por isso são uma ótima alternativa para aquecer o lar gastando menos. Além disso, não requerem gastos de manutenção, como os aquecedores tradicionais.

O invento argentino que revolucionou o modo de aquecer as coisas: os aquecedores com álcool etílico. Os troncos que se veem abaixo são decorativos.

O diferencial dos aquecedores Di Tomaso é que seus queimadores são removíveis, o que significa que no inverno servem para aquecer e no verão como um adorno do jardim ao qual se pode colocar óleo de citronela, por exemplo, para afastar os insetos.

Além disso, os aquecedores têm um sistema de segurança. O álcool não está líquido, mas absorvido em um pano de pedra que evita derramamentos caso a estrutura caia.

Para torná-la ainda mais versátil, os Di Tomaso colocaram rodas em alguns dos modelos que projetaram. Isso facilita a sua mudança de um ambiente para outro e evita que se comprem várias unidades para ter uma em cada lugar da casa que se queira aquecer.

Matías, que deixou sua atividade como professor de tênis para se dedicar ao negócio dos aquecedores, garante que os clientes que chegam à empresa provêm de todo o país e são de diferentes estratos sociais.

Há pessoas que vêm de zonas sem acesso à rede de gás e com más conexões elétricas, por isso este invento lhes é indispensável para aquecer suas casas. E também o compram donos de casas luxuosas em condomínios fechados.

Também há quem adquira só o queimador para colocá-lo dentro de salamandras e lareiras, e dessa maneira evitar o trabalho que requer cortar ou comprar lenha.

Graduado em Jornalismo e Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atuou como repórter das editorias de Política, Economia e Esportes antes de assumir o cargo de chefe de reportagem do portal da Itatiaia.