Vai voltar para a academia? Saiba cinco dicas de como evitar lesões

Especialista dá dicas de como evitar lesões no retorno aos treinos

No início de ano, sobretudo antes do Carnaval, muitos retornam para o “projeto verão”, com alimentação balanceada e atividades físicas. Porém, na volta aos treinos, é necessário ter cuidado com a intensidade.

Segundo o ortopedista especializado em coluna vertebral, Daniel Oliveira, no retorno às atividades físicas, é necessário respeitar o condicionamento do corpo, começando de forma gradual e progressiva.

“A literatura médica recomenda, especialmente após períodos prolongados de inatividade, a realização de uma avaliação médica ou funcional, com o objetivo de identificar limitações articulares, déficits de força, flexibilidade ou controle neuromuscular”, disse.

“O aquecimento adequado antes do exercício é essencial para preparar músculos, tendões e articulações, reduzindo o risco de lesões, assim como o desaquecimento ao final da atividade, que contribui para a recuperação muscular. Além disso, a execução correta dos movimentos e a adoção de um plano de treino individualizado, preferencialmente com acompanhamento de um profissional de educação física, são medidas centrais para a prevenção de sobrecargas musculoesqueléticas”, acrescentou.

O ortopedista chamou a atenção para cargas, intensidade ou frequência de treinos: no retorno, não é recomendado voltar com a mesma carga de antes, mas ir aumentando gradativamente.

As lesões mais frequentes são as distensões musculares, entorses articulares, tendinites e lombalgias mecânicas, além de quadros de sobrecarga na coluna vertebral.

Leia também

Veja cinco dicas para evitar lesões na volta aos treinos:

  1. Respeite seus limites: inicie os treinos com intensidade e volume reduzidos, aumentando progressivamente conforme a adaptação do corpo.
  2. Invista em um bom aquecimento: realize exercícios de mobilidade articular e ativação muscular antes do treino.
  3. Fortaleça a musculatura estabilizadora: priorize exercícios para o core (região abdominal e lombar), fundamentais para a proteção da coluna.
  4. Cuide da técnica e da postura: execute os exercícios com orientação profissional e atenção à biomecânica correta.
  5. Valorize o descanso e a recuperação: respeite os intervalos entre os treinos e mantenha bons hábitos de sono, hidratação e alimentação.
Formada pela PUC Minas, Maria Fernanda Ramos é repórter das editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...