Ouvindo...

Caso Edu Guedes: esses fatores podem aumentar o risco de desenvolver câncer de pâncreas

O apresentador e chef Edu Guedes, da Rede TV!, foi diagnosticado com câncer no pâncreas e passou por uma cirurgia no Hospital Israelita Albert Einstein

Edu Guedes foi diagnosticado com câncer

O apresentador e chef Edu Guedes, da Rede TV!, foi diagnosticado com câncer no pâncreas, um dos mais agressivos da região do trato gastrointestinal. As causas desse câncer são desconhecidas, mas alguns fatores podem aumentar a chance de desenvolvê-lo.

Segundo o médico oncologista Henrique de Lins e Horta, alguns fatores de risco podem aumentar a chance de desenvolver a doença. Esses são fatores para vários outros tipos de tumores e já são muito conhecidos.

O tabagismo, o consumo exacerbado de bebidas alcoólicas, dietas ricas em alimentos ultraprocessados, ricos em gordura saturada e defumados são alguns dos fatores que podem potencializar o risco de desenvolver câncer de pâncreas. Obesidade e o descontrole do diabetes também podem ser fatores de risco.

Pancreatectomia robótica

Segundo a assessoria dele, o apresentador passou por uma pancreatectomia robótica. O procedimento é realizado com a ajuda de um robô. Ela também pode ser feita por laparoscopia, quando uma câmera é inserida pelo médico, ou de forma aberta.

A cirurgia é um dos principais métodos de tratamento do câncer de pâncreas, mas não garante 100% de cura, podendo ser necessários outros tratamentos, como quimioterapia, por exemplo.

Leia também

Câncer desafiador

Segundo o médico, o câncer no pâncreas é ‘desafiador’ e mais de 75% dos casos são diagnosticados em fase já avançada, principalmente devido ao fato do pâncreas ficar mais ‘escondido’.

“Infelizmente, ao contrário de outros cânceres, como o câncer de mama, o câncer de próstata, o câncer de colo de útero e até câncer de pulmão, há exames de rastreamento que conseguem fazer com que as pessoas diagnostiquem esse câncer numa fase mais precoce. O câncer de pâncreas não tem exame de rastreamento. E muitas vezes, o achado do câncer de pâncreas é um achado incidental”, explicou.

Assim foi o caso do apresentador, que descobriu a doença após realizar uma bateria de exames depois de ter um quadro de cálculo renal.

Atenção

O médico recomendou que, caso sinta um sintoma diferente, procure ajuda.

“Começou a sentir algum sintoma diferente, uma dor abdominal que não melhora, uma dor que irradia para a região dorsal, tá perdendo peso de uma forma não esclarecida, começou a ficar com icterícia, aquela questão que a pessoa fica amarela, o mais importante é procurar uma assistência médica, porque esses sintomas podem ser de um câncer de pâncreas ou de qualquer outro problema de saúde que mereça uma atenção médica mais especializada”, finalizou.

Estado de saúde de Edu Guedes

Em nota, a assessoria do apresentador afirmou que ele ‘passou bem a noite, segue em recuperação, estável e evoluindo de forma positiva’. “Cada dia é uma vitória”, dizia o comunicado.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.