Ouvindo...

Tony Bellotto, do Titãs, e Steve Jobs, da Apple, tiveram mesmo câncer que Edu Guedes

Assim como Guedes, Bellotto também descobriu o câncer ao fazer exames por outras razões, já Jobs demorou para reconhecer a doença e aceitar o tratamento

Tony Bellotto e Steve Jobs foram diagnosticados com câncer no pâncreas, assim como Edu Guedes

O apresentador Edu Guedes, marido de Ana Hickmann, precisou passar por uma cirurgia delicada neste sábado (5) no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, para a retirada de um câncer no pâncreas. Essa modalidade da doença já afetou outras celebridades, como Tony Bellotto, guitarrista da banda Titãs, e o co-fundador da Apple, Steve Jobs.

Assim como Guedes, Bellotto também descobriu o câncer ao fazer exames por outras razões. No caso do guitarrista, ele fazia exames de rotina e descobriu a doença. Ele também optou pela cirurgia para a retirada do tumor.

Steve Jobs morreu vítima da doença em outubro de 2011, mas foi diagnosticado em 2004. Segundo a BBC, ele demorou a reconhecer que tinha a doença e, por isso, adiou a cirurgia, o que piorou ainda mais seu estado de saúde. Ele também foi submetido a um transplante de fígado em 2009 devido a complicações.

Alta taxa de mortalidade

A atitude de Jobs não é indicada para nenhum caso, mas sobretudo os de câncer de pâncreas, uma vez que esse tipo da doença é silencioso, sem sintomas nos estágios iniciais.

Esse tipo de câncer tem uma alta taxa de mortalidade por esse motivo: o diagnóstico tardio. As chances de sobreviver a ele são de cerca de 10%, segundo especialistas do Instituto Vencer o Câncer.

O tumor é mais comum em homens e seu aparecimento muda conforme a idade.

Leia também

Cirurgia

A cirurgia é a única que oferece chance de cura, mas é opção na maioria dos casos, uma vez que, na maioria dos diagnósticos, a doença já está em fase avançada.

Radioterapia e quimioterapia também podem ser opções de tratamento, seja em conjunto ou de forma individual, para diminuir o tumor e/ou para eliminar células cancerosas que podem ter restado após a cirurgia.

Quando o estágio da doença é muito avançado, o objetivo passa a ser o conforto do paciente e alívio dos sintomas, ou seja, realizar cuidados paliativos.

Não se sabe o tipo

A assessoria de Edu Guedes apenas confirmou que foi realizada a cirurgia, porém, não concedeu mais detalhes.

Ainda não se sabe o tipo de câncer o qual ele foi diagnosticado. A expectativa é que, mais tarde, seja emitida uma nota oficial sobre o caso do apresentador.

Crise renal

Segundo o Portal Leo Dias, Edu Guedes teria passado mal devido a uma infecção originária de uma crise renal. Ele foi submetido a um procedimento cirúrgico de emergência devido aos rins comprometidos.

Após a cirurgia, foi feita uma bateria de exames, que constatou o nódulo no pâncreas.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde