Ouvindo...

Teste rápido para diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis já está disponível nos postos de BH

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2023 foram notificados 86.111 casos de sífilis em gestantes no Brasil

Teste-rápido é feito em cerca de 30 minutos

O novo teste rápido para detecção de HIV e sífilis está disponível para gestantes em todos os centros de saúde de Belo Horizonte. Se as infeções sexualmente transmissíveis forem diagnosticadas e tratadas a tempo, a transmissão das doenças da mãe para o bebê podem ser evitadas. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2023 foram notificados 86.111 casos de sífilis em gestantes no Brasil.

A Diretora de Assistência à Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde de Belo Horizonte, Renata Mascarenhas destaca a importância da realização do teste. “O teste é feito no momento da consulta de pré-natal em todos os centros de saúde. É um teste simples, é um teste onde você precisa ter somente a coleta de um único material e, rapidamente, em torno de 15 a 20 minutos você já tem o resultado. É de extrema importância a gente realizar o exame para iniciar de forma precoce o tratamento, caso seja necessário”, explica.

Leia também

Importante destacar que apenas com uma pequena amostra de sangue, é possível realizar o exame para detectar as duas doenças, HIV e Sífilis. "É uma amostra que vai fazer a diferença na vida dessa gestante. O teste é feito exclusivamente durante o pré-natal na primeira consulta de preferência no primeiro e no terceiro trimestre de gravidez”, detalha.

A gestante que tiver interesse em fazer os exames deve procurar um posto de saúde. “Ela pode procurar qualquer centro de saúde, preferencialmente onde ela está tendo acompanhamento do pré-natal. Nesta consulta de pré-natal, por que a gente fala preferencialmente? A gente quer fazer o mais precoce possível, o mais rápido possível. Então, assim que ela descobrir que está grávida, ela pode procurar o centro de saúde, essa consulta será garantida e nesta consulta a realização do teste”, conclui Renata Mascarenhas, diretora de Assistência à Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte.

Lembrando que o teste está disponível em todos os postos de saúde da capital e é feito de forma gratuita.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pelo Uni-BH, em 2010. Começou no Departamento de Esportes. No Jornalismo passou pela produção, reportagem e hoje faz a coordenação de jornalismo da rádio Itatiaia.