O Dia Nacional da Doação de Órgãos é lembrado nesta sexta-feira, 27 de setembro. O Brasil é referência mundial na área de transplantes e possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Em relação ao número de transplantes, fica atrás apenas dos Estados Unidos.
Em 2024, já foram realizados mais de 136 transplantes no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), referência da prática no Brasil. Ao todo, foram 49 de córnea, 29 de medula óssea, 20 de rim, 23 de
Desde o registro do primeiro transplante em Minas, que foi realizado pela instituição em 1969, o hospital já soma mais de 8 mil procedimentos.
Para reforçar a data, o evento ‘Caminhantes’ irá reunir pacientes transplantados e em lista de espera nesta sexta (27). O encontro contará com depoimentos, conversa com especialistas, ‘blitz educativa’, apresentação de música e soltura de balões no Campus Saúde da UFMG, das 9h às 12h.
“Faremos uma blitz informativa com distribuição de panfletos informativos, café com música, além de lanche, carrinho de pipoca e água. Serão distribuídos também camisetas, squizzes e copos personalizados”, afirma o enfermeiro Ronaldo Rodrigues, à frente da organização.
O objetivo, segundo ele, é a conscientização sobre a importância da doação de órgãos. “Queremos apresentar para a comunidade os relatos de pacientes que foram contemplados com um órgão, possibilitando o retorno ao seio familiar. Nossa expectativa é aproximadamente 150 pessoas de público fixo e um público flutuante de 500 participantes”, informa.
Serviço:
- Data e horário: 27 de setembro (sexta-feira) de 9h às 12h
- Local: Estacionamento do Campus Saúde da UFMG - Avenida Alfredo Balena, 190, no bairro Santa Efigênia
Como se declarar doador de órgãos?
Desde abril deste ano, ficou mais fácil se tornar um doador de órgãos. Por meio de um documento digital, a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO) é feita em um dos 8.344 Cartórios de Notas do Brasil (CNB).
A declaração pode ser feita gratuitamente pelo site
Passo a passo para realizar a AEDO:
- Para realizar a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos, o interessado preenche um formulário diretamente no
site , que é recepcionado pelo Cartório de Notas selecionado; - Em seguida, o tabelião agenda uma sessão de videoconferência para identificar o interessado e coletar a sua manifestação de vontade;
- Por fim, o solicitante e o notário assinam digitalmente a AEDO, que fica disponível para consulta pelos responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes.
A plataforma está acessível 24 horas por dia, 7 dias por semana, de qualquer dispositivo com acesso à internet.
Pelo novo sistema, o cidadão pode escolher qual órgão deseja doar: medula, intestino, rim, pulmão, fígado, córnea, coração ou todos. No Brasil, a maioria das pessoas na fila única nacional de transplantes aguarda a doação de um rim, seguido por fígado, coração, pulmão e pâncreas.