O consumo de vegetais crucíferos, como o brócolis e a couve-flor, pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver câncer de mama, especialmente um subtipo da doença que tende a ser mais agressivo. Isso é o que indica um estudo da Universidade de Harvard que foi apresentado no congresso mundial sobre o tema em San Antonio, nos Estados Unidos.
As análises acompanharam mais de 160 mil mulheres por até 30 anos e encontrou uma associação entre o consumo desses vegetais e a redução do risco de tumores de mama hormônio-negativos, os que não dependem de estrogênio ou progesterona para crescer.
O que são vegetais crucíferos?
Os vegetais crucíferos fazem parte da família Brassicaceae e recebem esse nome por conta de suas flores que têm formato de cruz. Leguminosas desse grupo são ricas em fibras e vitaminas C, E e K.
Alguns exemplos de vegetais crucíferos são:
- Brócolis;
- Couve-flor;
- Couve;
- Repolho;
- Acelga.
Como foi feito o estudo
Os pesquisadores reuniram dados de dois grandes cortes: o Estudo de Saúde das Enfermeiras, que acompanhou 76.713 mulheres entre 1984 e 2019, e o Estudo de Saúde das Enfermeiras II, com 92.810 participantes monitoradas de 1991 a 2019.
A alimentação das participantes voluntárias foi avaliada por questionários de frequência alimentar validados, aplicados no início do estudo e atualizados a cada quatro anos ao longo do acompanhamento
(Sob supervisão de Edu Oliveira)