Ouvindo...

Vacina contra a dengue: crianças de seis e sete anos podem tomar a vacina a partir de hoje, em BH

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, somente um terço do público inicial tomou a primeira dose e, nem todos completaram a segunda dose; por isso, o público foi ampliado

Público da vacina de dengue é ampliado em BH

Devido à baixa procura pela vacina que previne a dengue, a prefeitura de Belo Horizonte ampliou a vacinação, a partir de hoje, para crianças de seis e sete anos. Em fevereiro deste ano, a vacinação foi iniciada para os públicos de dez a quatorze anos e, com falta de adesão à vacina, o imunizante foi disponibilizado para as crianças de oito anos. De acordo com Paulo Roberto Corrêa, diretor de Promoção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, somente um terço desse público tomou a primeira dose e, nem todos completaram a segunda dose. Por este motivo, o público foi ampliado.

É importante lembrar os quesitos para a vacinação. A pessoa não pode ter tido dengue nos últimos seis meses. “Então, se tiver tido a doença, tem que esperar pelo menos seis meses para iniciar o esquema vacinal e lembrar também que é importante levar um documento de identidade, com CPF e, se possível, levar o cartão de vacina para que a vacina seja aplicada. Um detalhe importante é que são duas doses, por isso, é importante que as crianças tomem essas duas doses para que fiquem, assim, protegidas contra a dengue. A vacina tem uma eficácia muito boa, mas é necessário que as duas doses sejam aplicadas. Nós estamos entrando no final do ano, já no período de maior transmissão dos vírus que causam a dengue, e aí é importante que essas crianças, então, completem o seu esquema vacinal e fiquem bem protegidas”, detalha.

O diretor de Promoção à Saúde ainda alerta para a importância de se vacinar também contra outras doenças, principalmente, contra a gripe. “Nós temos uma preocupação grande, também, com a questão da gripe. Nós não conseguimos atingir a cobertura vacinal de oitenta a noventa por cento para o público que foi chamado para tomar a vacina. Hoje, ela está liberada para todas as pessoas acima de seis meses, nós ainda temos doses aqui em Belo Horizonte, então, as pessoas não podem perder a oportunidade. As doenças respiratórias ainda continuam circulando no nosso meio e as vacinas vêm justamente para isso, proteger, principalmente, as pessoas que têm algumas comorbidades que podem levar ao agravamento da doença”, conclui Paulo Roberto Corrêa, diretor de Promoção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

Lembrando que as vacinas contra a gripe e contra a dengue estão disponíveis em todos os postos de saúde da capital.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

Jornalista formada pelo Uni-BH, em 2010. Começou no Departamento de Esportes. No Jornalismo passou pela produção, reportagem e hoje faz a coordenação de jornalismo da rádio Itatiaia.