A maternidade Odete Valadares faz um apelo por doações de leite materno. No momento, o banco de leite materno da maternidade conta com apenas 86 litros de leite humano, a quantidade ideal é de 130 litros, o que representa uma queda de 40% do estoque.
De acordo com a coordenadora do banco de leite da maternidade Odete Valadares, Carine Antunes, durante as férias escolares é normal ter queda nas doações, mas neste ano, este período de queda está se prolongando e, as doações continuam abaixo do esperado. “A gente sempre percebe que no período de férias escolares tem uma redução dos estoques, mas dessa vez, mesmo com, nós já estamos em meados de agosto, como os estoques ainda não normalizaram, nós por isso acionamos as mídias para nos ajudarem nessa campanha para poder aumentar essa produção do leite”, detalha.
Leia também
De acordo com Carine Antunes, o banco de leite é de extrema importância, ele é revertido para as crianças que estão na neonatologia, internadas. Normalmente, são crianças prematuras, muitas delas prematuras extremas. “O leite materno para essas crianças é mais do que um alimento, é um medicamento, é um fator de sobrevivência”, destaca.
A mãe que estiver amamentando e quiser ser doadora, basta entrar em contato com a maternidade Odete Valadares, pelo telefone 3298-6008. “A equipe responsável vai passar as orientações e, se a mãe atender aos critérios, que são alguns exames, não pode fumar, não pode beber bebida alcoólica, e a gente vai até a sua casa levar os vidros esterilizados e a gente faz a coleta desse leite. Então, a doadora não precisa vir ao nosso banco de leite. Claro que se vier, será muito bem-vinda, mas nós vamos até a casa dela”, explica.
É importante lembrar que, a mãe que optar pela doação de leite materno, não corre o risco de desabastecer de leite o filho. “Toda mulher que esteja amamentando e com o excedente de leite, ela pode ser uma possível doadora. Esse leite, ele não fará falta, é importante a gente ressaltar isso para a mãe, porque o leite da mama, quanto mais a mãe tira ou quanto mais o neném suga, mais leite é produzido. Então, a gente não vai desabastecer essa criança”, lembra a coordenadora do banco de leite da maternidade Odete Valadares, Carine Antunes