A Fundação Hemominas está com os estoques baixos de sangue dos tipos O positivo, O negativo e A negativo. Nesta época do ano é comum a redução do banco devido as férias escolares e o inverno, quando aumenta a incidência de doenças respiratórias, segundo o analista do setor de captação de doadores da Fundação Hemominas, Thiago Sandor.
“Estamos enfrentando, infelizmente, mais um momento de queda do comparecimento dos doadores, principalmente dos grupos O positivo, O negativo e A positivo. A gente tem passado um período de muita oscilação no clima, ora alguns momentos de frio intenso, ora outros momentos de maior calor, onde o ar fica mais seco e isso acaba fazendo com que as pessoas não venham às unidades realizar a doação de sangue. Uma outra questão também é o período de férias escolares. Algumas pessoas acabam viajando, outras aproveitam o período de aula para poder realizar a doação de sangue e no período de férias a gente vê que há uma queda bem importante no comparecimento”, explica.
Leia também
Thiago Sandor explica que para doar a pessoa tem que estar em condições boas de saúde, pesar mais de cinquenta quilos, estar bem hidratada, bem alimentada, ter entre dezesseis e sessenta e nove anos de idade. Os menores de dezoito anos precisam da autorização do responsável legal para doar, já os maiores de sessenta e um anos precisam ter realizado uma doação anterior aos sessenta anos de idade.
“Uma novidade é que a pessoa que fez tatuagem tem que esperar somente seis meses, se o lugar tiver um alvará sanitário, senão continua sendo 12 meses. E é importante lembrar também que após uma refeição mais pesada, a pessoa precisa aguardar um período de 3 horas para doar. Aquelas outras pessoas que tiverem feitos exames endoscópicos, elas precisam aguardar um período de 6 meses para poder realizar a sua doação. Mas de modo geral, a gente pede à população que realiza a sua doação, que verifique no site as principais condições para ela poder verificar o melhor momento e que nos ajude a salvar vidas. Todas as pessoas que estejam em boas condições de saúde, podem agendar a sua doação no site hemominas.mg.gov.br ou então pelo MG Cidadão e comparecer em qualquer uma das unidades da Hemominas para realizar a doação de sangue”, detalha.
É importante lembrar que os homens podem realizar a doação de dois em dois meses, s mulheres de três em três meses. Os homens podem realizar até quatro doações em um período de um ano, as mulheres três doações. “Temos sentido muita falta também do público jovem. Então é muito importante a gente poder contar com todas as pessoas, a necessidade do sangue é perene, a gente tem pacientes que precisam de transfusão recorrentemente, por isso é muito importante que a população tenha esse hábito de realizar regularmente a sua doação de sangue. A gente precisa mais dos grupos O positivo, O negativo e A negativo porque estão com déficit maior no estoque e, porque uma grande parte da população é desses grupos sanguíneos. Então quanto mais a gente tiver esses grupos em estoque adequado, a gente pode atender mais demandas transfusionais”, destaca Thiago Sandor, analista do setor de captação de doadores da Fundação Hemominas.