Ouvindo...

Mpox: saiba o que é e o que significa a sigla da doença que já é emergência global

Doença foi classificada como emergência global em saúde pública pela Organização Mundial da Saúde (OMS)

Mpox causa irrupções na pele

A mpox foi classificada como emergência global em saúde pública nesta quarta feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), após as autoridades sanitárias detectarem o aumento no risco da disseminação global e identificarem uma nova variante mais letal da doença.

Também conhecida como ‘varíola dos macacos’, a mpox já é motivo de preocupação do Governo do Brasil e, é claro, de parte da população. Confira abaixo o que é mpox, quais os principais sintomas, o modo de transmissão e como se proteger da doença.

O que é mpox?

A mpox, anteriormente chamada de ‘varíola dos macacos’, é uma doença viral transmitida por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas. A mpox causa erupções que, normalmente, se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham pelo resto do corpo. A sigla mpox vem do nome do vírus, ‘monkeypox’.

Sintomas

Os principais sintomas da mpox são: cansaço, febre, calafrios, dor de cabeça, dor no corpo, ínguas, bolhas ou feridas na pele.

Leia também

Transmissão

A transmissão da mpox ocorre por meio de contato: beijos, abraços, relação sexual, secreções e feridas ou bolhas na pele da pessoa infectada. O compartilhamento de objetos contaminados também pode contribuir para transmissão da doença.

Tratamento

De acordo com o Ministério da Saúde, não há tratamento específico para a infecção causada pelo vírus da mpox. A atenção médica é usada para aliviar dores e demais sintomas e prevenir sequelas a longo prazo.

Prevenção

A forma mais eficaz de prevenção da doença é com a vacina. A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um apelo aos laboratórios que trabalham no desenvolvimento da vacina contra a mpox. No documento oficial que foi publicado recentemente, a OMS pede que os laboratórios façam os pedidos para uso emergencial das doses e apresentem dados que possam comprovar que a vacina é segura e eficaz.

Leia mais


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.