Ouvindo...

BH supera dois meses sem chuva; veja riscos do tempo seco para a saúde

Hidratação é melhor forma de evitar problemas de saúde decorrentes do tempo seco

Ressecamento e sangramentos nasais são comuns durante tempo seco

Belo Horizonte superou 60 dias sem chuva nesta semana, o que contribui diretamente para o tempo seco e a baixa umidade. Além da capital mineira, vários outros municípios do estado estão sob alerta de umidade abaixo do recomendado, variando entre 30% e 20%, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Essa condição é comum nesse período do ano, com fim do outono e início do inverno. No entanto, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade do ar abaixo de 30% pode acarretar riscos para a saúde, com maior probabilidade de alterações respiratórias, infecções e pele ressecada. Assim, é preciso redobrar os cuidados.

Leia também

De acordo com o médico Último Libânio da Costa, com o tempo seco são identificados alguns problemas de desidratação, oftalmológicos, respiratórios e cardiovasculares. “Em geral, a primeira parte do corpo afetada pelo tempo seco é o nariz, já que ele é a porta de entrada do nosso sistema respiratório. As vias aéreas ficam ressecadas, gerando sintomas que algumas pessoas chamam de alergia ao tempo seco”, afirma.

“Com isso, nos tornamos mais vulneráveis às chamadas doenças de inverno. Além disso, a umidade baixa favorece a circulação de vírus e bactérias e prejudica a nossa hidratação”, alerta o médico.

Tosse seca e garganta irritada estão entre problemas respiratórios decorrentes da baixa umidade do ar. Outros efeitos do tempo seco são:

  • Dermatites;
  • Dor de cabeça;
  • Desidratação;
  • Ressecamento da boca e olhos;
  • E sangramento no nariz.

Cuidados

Para se cuidar, Libânio explica que o primeiro passo é repor a água que falta no ar. “Abuse de todas as formas de hidratação que você tem à mão, se não houver restrições de saúde. Para minimizar o ressecamento nasal, mantenha as narinas hidratadas com o uso de sprays indicados pelo seu médico ou com soro fisiológico”.

“Além disso, o uso de umidificadores de ar e nebulizadores ajudam a amenizar a sensação de nariz e olhos secos. Se você ainda não tem um umidificador, a dica é colocar uma bacia de água no quarto antes de dormir”, conclui o especialista.


Participe dos canais da Itatiaia:

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia