Moradores de bairros de Belo Horizonte e da Região Metropolitana continuam sem água nesta quarta-feira (19). Desde o último domingo (16), parte da capital mineira, Contagem, Nova Lima, Raposos, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano tiveram o serviço interrompido devido à paralisação do Sistema Rio das Velhas.
“Estamos sem água até mesmo para beber e fazer as necessidades”, disse Ademir Ornelio Miranda, moradora do bairro Mantiqueira. A situação é similar no bairro Santa Amélia, na Pampulha. “Aqui tem até escola que teve aulas suspensas devido à falta de água. A situação é caótica”, contou Ronan Oliveira.
Vanusa Aparecida, que mora no bairro Santa Efigênia, na região Leste, disse que vai pedir análise da conta. “Estamos nessa situação desde o fim de semana. Não aguento mais”, acrescentou.
Segundo a Copasa, as ocorrências que possam estar acontecendo hoje não têm relação com a paralisação do Sistema Rio das Velhas no fim de semana. Conforme a companhia, situações pontuais ocorreram na segunda (17) e na terça-feira (18), decorrentes da “complexidade do serviço”, principalmente, nos bairros mais distantes dos reservatórios e nas partes mais altas da região metropolitana. Mas, de acordo com a empresa, o fornecimento foi normalizado.
“A Copasa explica que, pela dimensão do Sistema Integrado de Abastecimento de Água da RMBH, que abrange 16 dos 34 municípios e conta com cerca de 19 mil quilômetros de redes de distribuição para 1,4 milhão de ligações de água, podem ocorrer situações de falta de água pontuais, decorrentes de motivos diversos, como vazamentos em adutoras ou manobras operacionais para correção de falhas eletromecânicas”, informou.
Como reclamar?
A companhia pede, ainda, que os clientes comuniquem diretamente à Companhia eventuais situações de falta de água por seus canais de atendimento, que são gratuitos e funcionam 24 horas por dia. São eles: site www.copasa.com.br; aplicativo “Copasa Digital” ou por meio dos números 0800 0300 115 ou 115. Há ainda o WhatsApp da Copasa (31 9 9770-7000).