Ouvindo...

Times

Quadro de Milionário, dupla de José Rico, difere de Tony Ramos; entenda

Milionário foi hospitalizado por conta de um AVC Isquêmico; e Tony devido a um sangramento intracraniano

Ainda não se sabe o que levou o ator Tony Ramos, de 75 anos, a sofrer um sangramento intracraniano, que resultou em duas cirurgias em menos de uma semana. No entanto, conforme Marcus Vinícius Bolívar Malachias, cardiologista e professor da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, a condição pode ser causada por traumas, mesmo que leves no crânio, ou pelo rompimento de um vaso no cérebro, como um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Nessa terça-feira (21), a página oficial do cantor Milionário, que fazia dupla com José Rico (1946-2015), destacou que ele sofreu um AVC Isquêmico, que difere do hemorrágico, ou seja, não causa sangramento intracraniano. “Não foi AVC hemorrágico, fiquem em paz. Foi um AVC isquêmico, provavelmente por causa do estresse que ele passou”, destacou Joana Matos, sua filha.

Galileu Chagas, coordenador de Neurologia do Hospital Vila da Serra, da Oncoclínicas, em Belo Horizonte, destaca que são tipos diferentes:

  • AVC isquêmico: é o infarto do cérebro.
  • AVC hemorrágico: a principal causa é a ruptura do aneurisma cerebral.

Leia também

“Quando o aneurisma se rompe, é uma situação bem triste, existem casos em que os pacientes ficam bem, mas tem muitos casos que morrem ou até ficam com sequelas graves”, alerta o especialista.

O exame para detectar o aneurisma é a angiotomografia ou a angiorressonância. E, uma vez que um desses exames detectam o aneurisma, é necessário fazer o cateterismo do cérebro, que é colocar o stent.

O médico recomenda realizar de seis em seis meses um exame de sangue para avaliar níveis de colesterol, glicose e outros indicadores importantes. “O aneurisma pode acometer pessoas de qualquer idade, mas é mais comum em pessoas de meia-idade, acima de 50 anos. Isso porque dá tempo do vaso ir sofrendo os efeitos da pressão alta, do tabagismo, do próprio envelhecer do corpo, e desenvolver essa dilatação na parede do vaso, que é o aneurisma”, esclarece o médico, que fala da importância da prática de exercícios físicos para prevenção.

Como Tony Ramos e Milionário estão?

O ator Tony Ramos foi hospitalizado na noite de quinta-feira (16) por conta de um sangramento no cérebro. Na ocasião, o Hospital Samaritano de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde ele está internado, explicou que o artista passou por uma “cirurgia de drenagem de hematoma subdural”, que foi bem-sucedida e que ele estava “estável”. Porém, no domingo (19), ele passou por uma segunda cirurgia após apresentar distúrbios de coagulação que resultaram na formação de novos hematomas intracranianos.

O boletim desta quarta (22) destaca que o ator “recebeu alta do Centro de Tratamento Intensivo (CTI), continua em evolução no quadro clínico e segue em plena recuperação”. Além disso, Tony permanece lúcido e seu estado de saúde é estável.

Já Milionário, que sofreu um AVC Isquêmico por conta de estresse, deu entrada segunda-feira (20) na Emergência do Hospital Beneficência Portuguesa, de São José do Rio Preto, em São Paulo, onde foi submetido a exames.

“No momento, o paciente continua consciente, comunicativo e até cantando para o seu médico neurologista, Dr. Renato Simões. Ele permanece sem a presença de déficit motor ou sensitivo e alimentando-se por via oral”, diz o documento, também divulgado nesta quarta.

“O paciente segue fazendo exames e em reabilitação com uma equipe multidisciplinar de saúde”, encerra o boletim, assinado pelo médico em questão. A expectativa é de que Milionário receba alta da UTI nesta quinta (23).

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.
Jornalista formada pelo Uni-BH, em 2010. Começou no Departamento de Esportes. No Jornalismo passou pela produção, reportagem e hoje faz a coordenação de jornalismo da rádio Itatiaia.
Ana Luisa Sales é estudante de jornalismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente escreve para as editorias entretenimento, curiosidades e cidades.
Leia mais