O ator Tony Ramos, de 75 anos
Em entrevista à Itatiaia, o neurocirurgião José Aloysio da Costa Val, da Oncoclínicas BH, afirmou que a condição de Tony Ramos pode ser causada por traumas, até mesmo leves no crânio. “É uma condição comum em pessoas idosas [...]. Acontece quando uma pequena veia dos envoltórios do cérebro se rompe e vai acumulando sangue entre o cérebro e a membrana que o envolve, a dura-máter”, explica.
Marcus Vinícius Bolívar Malachias, cardiologista e professor da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, acrescenta que há dois tipos de sangramento intracraniano. “Um é causado pelo trauma, ou seja, quando a pessoa bate a cabeça ou tem uma queda e o outro ocorre pelo rompimento de um vaso no cérebro”. Ele afirma que, dependendo da localização do tamanho do hematoma, é necessário fazer a cirurgia para remoção do sangue acumulado, porque ele comprime o cérebro e pode prejudicar o paciente.
No caso de sangramentos intracranianos causado pelo rompimento de vasos, Malachias explica que uma das principais causas para a condição é a hipertensão. “A pressão elevada nos vasos, com o tempo causa o enfraquecimento dos vasos cerebrais que são muito diminutos, muito finos. O que contribuí para esse sangramento, o Acidente Vascular Cerebral (AVC)”, afirma.
É uma condição grave?
“Sim, todo hematoma cerebral é grave. É considerado uma emergência e uma doença potencialmente fatal. No entanto, o avanço da medicina e o conhecimento sobre a doença faz com que a cirurgia drenagem de hematoma possa ofertar um prognóstico muito bom, casa seja feito com precocidade”, pontua Malachias.
Tony Ramos pode ter sequelas?
O cérebro é um tecido nobre repleto de neurônios, que são células que são muito sensíveis a agressões, por isso, há chances do ator ter sequelas. “No entanto, quando os hematomas são drenados precocemente há muitas chances da pessoa se recuperar completamente”, esclarece o professor.
Quais os sintomas?
O cardiologista aponta os seguintes sintomas:
Quando há traumatismo:
- Dor local, com sintomas que aparecem algum tempo depois
Quando há o rompimento de veias:
- Confusão Mental
- Distúrbios da Fala
- Diminuição dos movimentos dos membros, da força dos braços e das pernas
- Náuseas
- Vômitos
- Dor de cabeça
- Perda da visão
Quais os tratamentos?
Segundo José Aloysio da Costa Val, para tratar esses sangramentos são feitos pequenos orifícios no crânio até a dura-máter, camada que fica logo após o osso craniano e que ajuda a proteger o cérebro, e, em seguida, a drenagem do hematoma.
*Com informações de Jacqueline Moura