Ouvindo...

Por que efeitos da chikungunya no organismo podem durar meses ou até anos? Especialista explica

Embora exista uma variação da gravidade da doença de pessoa para pessoa, algumas ficam incapazes de fazer qualquer atividade

O sintoma que tem tirado a paz de que contrai a doença é a dor nas articulações seguida de inchaço

Minas Gerais já tem mais de 65 mil casos de chikungunya confirmados em 2024, de acordo com o último boletim epidemiológico. Até o momento, são 48 mortes causadas pela doença.

Dentre os principais sintomas da doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti estão:

  • Febre alta com calafrios;
  • Dor de cabeça;
  • Dor intensa e inchaço nas articulações;
  • E machas vermelhas pelo corpo.

O sintoma que tem tirado a paz de que contrai a doença é a dor nas articulações seguida de inchaço. De acordo com o infectologista Estevão Urbano, quando nosso corpo produz anticorpos contra o vírus da chikungunya, esses anticorpos podem, mesmo com o vírus já eliminado, reconhecer, principalmente nas articulações, de forma errônea, aqueles tecidos que compõem a articulação como sendo antígenos do vírus.

Entendendo que aquilo é o vírus, o corpo continua atacando aqueles tecidos, gerando uma resposta semelhante a de uma doença autoimune. “É uma falsa interpretação de que aqueles tecidos, aquelas células articulares, seriam o próprio vírus. Então, há uma agressão contínua da resposta inflamatória do corpo naquelas regiões”, define o especialista.

Leia também

Segundo o médico, o tempo para se livrar dos efeitos da doença varia muito entre as pessoas, podendo durar semanas, meses e até anos. Dessa forma, quanto mais tempo passar, maior o número de pessoas que se recupera. Mas, em alguns casos, essa inflamação pode se prolongar.

“Outro sintoma intenso da chikungunya é o inchaço no rosto devido à inflamação, uma resposta inflamatória que acontece nos tecidos da face, assim como acontece no joelho. Muitas vezes, o inchaço no rosto pode ser também um efeito colateral do tratamento”, afirma o doutor Estevão.

“Se a pessoa precisa usar, por exemplo, uma quantidade prolongada de corticoide para desinflamar as articulações, ela também pode ter como efeito colateral o edema facial, o inchaço, que eventualmente o corticoide pode provocar no corpo por retenção de líquido”, acrescenta o médico.

As atividades cotidianas podem ser muito prejudicadas, já que algumas pessoas ficam absolutamente incapazes até de sair da cama. Embora exista uma variação da gravidade da doença de pessoa para pessoa, algumas ficam incapazes de fazer qualquer atividade. O porquê é exatamente essa inflamação, extremamente dolorosa e que às vezes até enrijece as articulações.

“A chikungunya pode causar os mais diversos efeitos, na fase aguda, pode inflamar outros órgãos. Assim como a dengue, a doença também pode causar desidratação. Na forma crônica, além das dores articulares, da dificuldade de ativar a fase motora pelos danos articulares, ainda pode causar fadiga. A pessoa sente falta de energia que pode durar também muitos meses”, explica o infectologista Estevão Urbano.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pelo Uni-BH, em 2010. Começou no Departamento de Esportes. No Jornalismo passou pela produção, reportagem e hoje faz a coordenação de jornalismo da rádio Itatiaia.