Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Confira sete dicas para proteger a visão e evitar problemas oculares

Cuidados com a saúde dos olhos podem evitar o desenvolvimento de doenças graves

A visão é um dos sentidos mais importantes para os seres humanos. Apesar disso, os cuidados com a saúde dos olhos às vezes é deixada de lado pelas pessoas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 50 milhões de brasileiros possuem algum distúrbio de visão, sendo que 60% dessas doenças, como glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade, poderiam ser evitadas caso fossem tratadas com antecedência.

Se você quer manter a saúde dos seus olhos em dia e não ter problemas para enxergar o mundo com muita qualidade de vida, confira abaixo sete dicas para proteger sua visão e evitar problemas oculares.

Proteja seus olhos dos raios ultravioleta

Use óculos de sol para reduzir a exposição dos olhos aos raios ultravioletas e evite olhar diretamente para o sol, já que os raios solares podem causar danos graves e permanentes à visão. Mesmo assim, tenha cuidado com o uso de óculos de grau ou de proteção paralelos, falsificados e comprados fora de óticas ou lojas especializadas, já que essas lentes podem causar danos aos olhos. Além disso, é preciso ficar atento com a validade e o modo de uso de lentes de contato.

Tenha uma alimentação saudável

A alimentação influencia na saúde dos olhos. O consumo de verduras, olhas e frutas contribuem com a nossa visão e a manutenção do equilíbrio no órgão, deixando sua visão menos suscetível a algum problema ocular. Dê preferência às fontes de betacaroteno e vitamina A, como a cenoura.

Diminua o tempo gasto em frente às telas

Assim como as luzes ultravioletas, as luzes artificiais emitidas por telas de computador, celulares e outros equipamentos eletrônicos podem causar danos à visão. Por isso, manter uma distância de 50 centímetros da tela é a melhor alternativa, assim como fazer pequenas pausas enquanto utiliza os dispositivos para descansar a vista. Além disso, veja se seu equipamento oferece filtro de luz azul ou até mesmo invista em um óculos com essa tecnologia.

Evite coçar seus olhos com frequência

Acordar e coçar os olhos é uma prática muito comum, mas nada recomendada pelos especialistas. Coçar os olhos pode causar lesões oculares, irritações e, em alguns casos, até problemas na córnea, tecido transparente que fica na frente do olho e o protege como um ‘vidro’. Quem sofre de irritação nos olhos deve lavá-los diariamente e evitar o contato com sabonetes, produtos para pele e outras substâncias químicas.

Leia também

Não use colírio sem prescrição médica

Ao longo do dia, podemos sentir irritação nos olhos por conta da perda de lubrificação, principalmente por causa do uso de equipamentos eletrônicos. O colírio pode fazer bem à saúde dos olhos, mas é preciso que um especialista faça a prescrição médica para não ser aplicada uma substância danosa ao seu olho.

Evite o uso de bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas produzem resíduos tóxicos que favorecem o envelhecimento precoce das células do globo ocular, propiciando o desenvolvimento de problemas de visão. O álcool também favorece a desidratação, o que afeta a saúde ocular.

Consulte um médico oftalmologista

É recomendado que a pessoa procure um oftalmologista regularmente, mesmo que seja jovem e não tenha problemas de visão. No caso de pessoas que já possuem diagnóstico de doença ocular ou tem idade superior a 40 anos, a recomendação é procurar um oftalmologista, pelo menos, uma vez ao ano. Visitas recorrentes ao médico podem diminuir o risco do desenvolvimento de doenças mais graves.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.
Leia mais