A batata doce é rica em fibras e proteínas. Fonte de carboidratos saudáveis, sem dúvidas, é o alimento certeiro de quem busca ganho de
Tanto que as opções de experimentos podem ser variadas, além de ser ótimas aliadas para dietas que brinque com as nuances de sabores entre doce e salgado.
É claro que ela não faz a mágica do processo de emagrecimento, até porque isso não existe. Já que emagrecimento é um processo conjunto que une plano de alimentação adequado,
Nhoque de batata doce
No entanto, como já disse, ela é uma aliada de peso. E os motivos são óbvios. A sensação de saciedade provocada pelo consumo é instantâneo, logo após as refeições.
Entretanto, sabemos que restringir o consumo da batata doce ao acompanhamento do ovo não é o mais aconselhável. O seu paladar vai enjoar rapidamente da refeição e você vai acabar torcendo o nariz para essa aliada importante da sua dieta.
Que tal um nhoque de batata-doce para compor essa variedade?
Nhoque de batata doce: funcional e saboroso
Ingredientes:
- 1 kg de batata-doce (cerca de 5 unidades)
- 2 gemas
- 1 ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo
- 100 g de manteiga
- 1 maço de sálvia
- 1 colher (sopa) de sal
- Pimenta-do-reino a gosto
- 3 dentes de alho
- 1 colher (chá) de páprica doce
- farinha de trigo para polvilhar a bancada
Leia mais:
Modo de preparo
Pique as batatas em tamanho médio e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos. Retire toda a água e salpique sal. Utilize o espremedor de batata. Coloquei ¼ de xícara (chá) da farinha de trigo para resfriar a batata-doce - isso evita que, ao incluir as gemas, elas cozinhem com o calor.
Adicione as gemas e amasse bem com as mãos. Acrescente, aos poucos, o restante da farinha e verifique o ponto (com as mãos limpas, separe uma porção da massa e tente modelar uma bolinha sem que grude nas mãos).
IMPORTANTE: a quantidade de farinha de trigo utilizada na receita pode variar - evite adicionar em excesso, pois a massa ainda vai absorver farinha na hora de modelar.
Modelar
Para modelar os nhoques: primeiramente polvilhe a bancada com farinha de trigo. Retire uma porção de massa e, com as mãos, faça rolinhos de cerca de 1 cm de diâmetro.
Em seguida com uma faca (ou espátula) corte os rolinhos a cada 2 cm. Transfira os nhoques para uma assadeira grande (ou refratário) polvilhada com farinha e reserve. Repita o processo com toda a massa.
Leve uma panela grande com água ao fogo alto. Unte uma assadeira grande com óleo. Assim que a água ferver, adicione 1 colher (sopa) de sal.
Com uma escumadeira, mergulhe cerca de 10 nhoques por vez na água fervente. Deixe cozinhar até subirem à superfície. Retire os nhoques, escorrendo bem a água pela escumadeira e transfira para a assadeira untada com óleo.
Cozinhe o restante dos nhoques e não despreze a água do cozimento - ela vai ser utilizada para fazer o molho.
Leve uma frigideira grande, de preferência antiaderente, ao fogo médio. Quando aquecer, junte ½ colher (sopa) de manteiga e adicione cerca de 30 nhoques.
Deixe por 1 minuto de cada lado para dourar por igual. Logo após transfira para uma travessa e doure o restante dos nhoques, adicionando manteiga a cada leva.
Depois que dourar todos os nhoques, diminua o fogo da frigideira para baixo e acrescente 4, colheres (sopa) de manteiga. Assim que derreter, junte as folhas de sálvia e deixe cozinhar por cerca de 1 minuto para perfumar.
Desligue o fogo e acrescente 1 concha da água do cozimento do nhoque. Faça movimentos circulares com a frigideira para misturar e formar um molho liso - não mexa com uma espátula, a gordura da manteiga pode se separar do molho.